segunda-feira, 19 de julho de 2010

Notas soltas sobre um autor de cartoons, ilustração e bd: Zé Manel

O seu nome de registo é José Manuel Mendes, mas assina como Zé Manel nos trabalhos que faz. Começou muito cedo a desenhar, e aos 6 anos o Século Ilustrado mostrava os seus primeiros desenhos 'públicos'. Estreou-se como caricaturista na revista Parada da Paródia, aos 17 anos. Estávamos então em 1961!

Depois disso,  fez muita ilustração para publicidade, destinada a empresas como a Regisconta. Há uma amostra sua muito boa aqui. Mas continuou a publicar trabalhos livres em muitos revistas e jornais. Nesta área, p.e., colaborou para a revista O Fungagá da Bicharada, que acompanhava um programa para o público infantil surgido na RTP em 1976, apresentado por Júlio Isidro e José Barata Moura (este também o autor da música homónima). Ainda nesse ano, editou um álbum sobre a revolução dos cravos, In Politiquices, ed. Estaminé. Entre outras publicações conhecidas em que colaborou, refira-se ainda Os Ridículos e Pão Com Manteiga, de épocas bem diferentes (esta última foi reunida em livro em 2007).

Em 1980, por ocasião das eleições presidenciais lançou uma mini-bd de sátira política, Os 7 magníficos pretendentes.

Mais inf. no perfil biográfico inserto no Dicionário dos Autores de Banda Desenhada e Cartoon em Portugal, de Leonardo De Sá e António Dias de Deus, 2001.

2 comments:

jrd disse...

Em tempo de crise editorial, a "engenharia financeira" pode muito bem engendrar uma fusão dos heterónimos de FP.

Daniel Melo disse...

Só faltam mesmo uns bonés com a cara do Pessoa.
Sim, sim, para quando essa oportunidade do merchandising pessoano?