sexta-feira, 3 de junho de 2011

A cozinha lusa em registo minimal-repetitivo

Podem ser dos melhores chefs portugueses da actualidade, mas as listas pessoais sobre os melhores 7 pratos da gastronomia portuguesa soam demasiado pelo mesmo diapasão. Tenho pena de o dizer, mas é assim.

A perdiz e o leitão à bairrada vem em todos, caramba (o cozido desaparece, asssim como as tripas, o cabrito, o borrego, a vitela, o arroz de pato...)! Nas sopas, a açorda alentejana intercala com o caldo verde: estou farto do caldo verde cheio de batata e chouriço, meus amigos! Como se não existissem outros sopas boas (gaspacho, sopa de peixe, de beldroegas, de feijão verde...); o pastel de bacalhau é quase o único petisco: que vergonha, então, não temos peixinhos da horta, enchidos, ovos mexidos, saladas de ovas e polvo...? Nos doces, vir em maioria pastéis de Belém e pastéis de Tentúgal, por muito bons que sejam, é quase um sacrilégio. Meus amigos, isso não é sobremesa, é apenas aperitivo de sobremesa! Seja em que cozinha for!!!

2 comments:

Sofia Rodrigues disse...

Daniel, eu acho que a lista já estva afunilada de início. Esta coisa das 7 maravilhas é um concurso, em que já estiveram mais pratos. Por isso, as escolhas são mais ou menos iguais. Quem os escolheu até aqui, não sei.
E como tens razão com as sobremesas e nas entradas com os peixinhos da horta.
Mas leitão à bairrada rules!

Daniel Melo disse...

Parece-me que tens razão, Sofia, não me apercebi que esta lista vinha desse concurso falhado das 7 maravilhas.