quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Os emigrantes do vulcão

O vulcão dos Capelinhos, situado na Ponta dos Capelinhos, na ilha do Faial, Região Autónoma dos Açores, entrou em erupção faz hoje 50 anos e manteve-se em actividade até Outubro de 1958.
A erupção deixou milhares de pessoas sem casa. O senador norte-americano John F. Kennedy, do Estado de Massachusetts (que viria a ser Presidente dos EUA) e o senador John O. Pastore, de Rhode Island, mobilizaram-se em favor das vítimas e propuseram o Azorean Refugee Act. Kennedy encabeçou o movimento em Washington, conseguindo 2000 vistos entre 1958 e 1962 para chefes de famílias do Faial imigrarem para os Estados Unidos. Nos anos seguintes, muitos mais se lhes juntaram. O Prof. Onésimo Almeida (Brown Univ.) considera que "a erupção dos Capelinhos deu a conhecer a Kennedy como as leis de imigração eram discriminatórias para os europeus dos países de sul", motivando-o a mudar a legislação (vd. o artigo de Luís Filipe Dias aqui).
Orlando Ribeiro que, na sequência da erupção do vulcão, tinha sugerido a ida dos camponenses sinistrados para os colonatos recém-criados em Angola e Moçambique, refere que aqueles, após um ano no colonato do Limpopo, exigiram o repatriamento. Explica que no Faial existe “talvez a sociedade mais democrática do território português, onde as relações humanas são simples e cordiais, destituídas de qualquer forma de subserviência”, por isso os faialenses que foram para o Limpopo “não se adaptaram à disciplina reverente e ao baixo nível de vida a que estariam condenados” (A colonização de Angola e o seu fracasso, Lisboa, INCM, 1981, p. 187).
Nos EUA, pelo contrário, os naturais do Faial encontraram terreno mais propício à sua livre iniciativa e por lá prosperaram.
________
Imagens retiradas
daqui (Orlando Ribeiro, 1958) e daqui.

2 comments:

Daniel Lanero Táboas disse...

Ola Claudia!!

Non sei se verás este comentario a tempo, pero hoxe á tarde noite, a RTP emite unha reportaxe especial sobre o volcán dos Capelinhos e as súas consecuencias sob a emigración açorana, creo que é no "Telejornal da Tarde".

Cláudia Castelo disse...

Obrigada, Dani Lanero. Infelizmente não consegui ver. Mas recomendo vivamente a reportagem de Ana Aranha, na Antena 1. Pode ouvir-se aqui:
http://www.rtp.pt/antena1/index.php?article=288&visual=1