Tenho uma reunião urgente na segunda.
E a França vai entrar em recessão técnica muito em breve, por causa da crise financeira. Embora o governo, como lhe compete, recuse falar em recessão.
Ninguém está a salvo (nem de reuniões urgentes nem de recessões nem de palavras, mesmo recusando-as).
Álvaro de Campos está entre as minhas leituras obrigatórias -- é mais uma coisa urgente para fazer, entre a obliteração de dois bilhetes, um de autocarro e o outro de metro.
Boa sexta-feira de manhã para todos.
sexta-feira, 3 de outubro de 2008
REUNIÃO URGENTE
Posted by
andre
at
10:46
0
comments
Labels: Fernando Pessoa, quotidiano, Recessão
sexta-feira, 13 de junho de 2008
Os 120 anos de Pessoa e o segredo da juventude
«Sou um ano mais velho do que o seu correspondente e sinto-me jovem pelas razões exactamente opostas às dele. Tenho trinta e oito anos e sinto-me mais novo cada ano, porque todos os anos estou mais próximo de nunca ter realizado coisa alguma na vida. A realização envelhece-nos. Tudo tem o seu preço; o preço da realização é a perda da juventude. Só a falta de objectivos e um modo de vida inconsequente – se a palavra “modo” pode ser aplicada a uma tal ausência de rumo – nos mantêm jovens. Não me casei e por isso mantive-me livre tanto dos prazeres especiais como dos cuidados próprios dessa espécie de parceria; e o bem e o mal desse estado são igualmente envelhecedores. Nunca assentei numa profissão ou num rumo de vida, nem sequer numa opinião que durasse mais que o minuto passageiro em que foi defendida. Nunca tive uma ambição que um belo dia (e Lisboa tem sobretudo dias belos, em todas as estações) ou um vento leve não dissipassem e reduzissem a um sonho agradável e acidental. Nunca fiz um esforço real atrás de coisa alguma, nem apliquei fortemente a minha atenção excepto a coisas fúteis, desnecessárias e ficcionais. Sinto-me jovem porque tenho vivido desta maneira.»ZENITH, Richard (Edição), Cartas. Obra Essencial de Fernando Pessoa, Lisboa, Assírio & Alvim, 2007, pp. 274-275.
Posted by
João Miguel Almeida
at
16:33
0
comments
Labels: Fernando Pessoa, literatura
120 anos da "não-existência" de Fernando Pessoa, Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Alberto Caeiro, Bernado Soares, Alexander Search...
Autopsicografia
| O E os E |
Almada Negreiros -
Posted by
Sappo
at
07:08
0
comments
Labels: Fernando Pessoa
quinta-feira, 3 de janeiro de 2008
Enquanto o Destino mo conceder, continuarei fumando.
(...)
Acendo um cigarro ao pensar em escrevê-los
E saboreio no cigarro a libertação de todos os pensamentos.
Posted by
vallera
at
06:31
8
comments
Labels: Álvaro de Campos, Fernando Pessoa, tabacaria, tabaco
domingo, 15 de julho de 2007
Poesia por Lisboa
"Outra vez te revejo,
Cidade da minha infância pavorosamente perdida...
Cidade triste e alegre, outra vez sonho aqui...
[...]
Outra vez te revejo,
Com o coração mais longínquo, a alma menos minha.
Outra vez te revejo – Lisboa e Tejo e tudo –,
Transeunte inútil de ti e de mim,
Estrangeiro aqui como em toda a parte,
Casual na vida como na alma”
Excerto de "Lisbon Revisited (1926)", in Fernando Pessoa, Poemas de Álvaro de Campos
Outra vez te desejo – Desassossego e sonho e tudo.
Posted by
Cláudia Castelo
at
18:40
0
comments
Labels: Fernando Pessoa, Lisboa, poesia


