Mostrar mensagens com a etiqueta blogues. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta blogues. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 12 de julho de 2011

Ele há coisas

Eu já tinha visto, mas a Livreira Anarquista explica com muito mais graça.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Para uma nova economia: petição da Comissão Nacional Justiça e Paz

Petição para uma nova economia - uma tomada de posição pública

Apresentamos esta tomada de posição pública no momento em que acaba de ser aprovada a política orçamental para 2011. Como todos reconhecem, as medidas adoptadas têm carácter recessivo. Mesmo que no curto prazo, permitissem conter a especulação financeira sobre a dívida externa e as necessidades de financiamento do Estado e da economia portuguesa, tal política, só por si, não abriria caminho ao indispensável processo de mudanças estruturais de que o País carece para alcançar um desenvolvimento humano e sustentável a prazo. Importa responder no curto prazo visando e construindo o longo prazo. 
Reconhecemos que é necessária e urgente uma mudança profunda no paradigma da economia nacional, mas também europeia e mundial. Estamos todos envolvidos na busca de soluções. Os economistas em particular têm a responsabilidade de contribuir para encontrar respostas para os desafios da transição que marcam o mundo contemporâneo e, de modo particular, o nosso País. 
A crise tem carácter sistémico e dimensão global, com contornos específicos na Zona Euro, traduzindo-se em maior pobreza, desemprego, crescentes desigualdades de riqueza e rendimento, baixa propensão ao investimento e fraco dinamismo da produção.

Comissão Nacional Justiça e Paz

(continuação da petição)

Nb: o Grupo Economia e Sociedade da Comissão Nacional Justiça e Paz lançou recentemente um blogue de reflexão e debate intitulado A Areia dos Dias, que conta com a colaboração de economistas conceituados como Manuela Silva e Mário Murteira, entre outros.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Around India in 80 trains

Para quem, como eu, planeia eternamente uma viagem à Índia de comboio, este blogue é mesmo interessante. Os autores acharam que as acidentadas linhas áreas não cobriam todo o território e que o melhor era experimentar o comboio. Da experiência nasceu o completíssimo blogue Around India in 80 trains.
Rajastão ou Kerala?

quinta-feira, 24 de junho de 2010

No centenário do nascimento de Manuel Tito de Morais, lutador pelas liberdades

A sessão de lançamento do livro é hoje, às 18h30, na liv.ª Bertrand, Chiado. Será apresentado por Guilherme d’Oliveira Martins e Nuno Tito de Morais Ramos de Almeida.

Mais inf. no blogue homónimo e no site Cultura Online.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Mais novas sobre movimentos cívicos

«Foi revogado o regime de excepção da Parque Escolar», por Tiago Mota Saraiva

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Brasília, 50 anos: onde pára o sonho

A propósito desta efeméride brasileira, o que de melhor li foi sobre leitura e dinamização cultural: «O açougueiro que quer pôr a cidade a ler». A crónica de Alexandra Prado Coelho é sobre um talhante (Luiz Amorim) que criou um inesperado espaço de leitura no seu local de trabalho, o qual rapidamente se expandiu, para outros espaços e actividades. Actualmente o  Açougue Cultural T-Bone é uma instituição cultural de referência no Brasil.
Uma história bonita de contar, de ler e de repassar.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

SOS para os CTT

Objectivo: juntar cartas ao premiê Sócrates, para que recue na privatização do serviço postal português, vulgo CTT.

O encontro é organizado pela ong ATTAC, que pede a todos para trazerem as respectivas cartas devidamente endereçadas ao gabinete do 1.º-ministro: R. da Imprensa à Estrela, 4, 1200-888, Lisboa.

Esta inicativa tem blogue e espaço no Facebook. Quem não puder estar presente pode enviar antecipadamente a sua carta para o e-mail que consta no referido blogue.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Novo blogue para reflectir à esquerda


Ele aqui está, a somar a outros anteriores*. Com bons textos, bom grafismo e bom ideário! Que mais se pode pedir?

*p.e., ops! revista de opinião socialista e Manuel Alegre.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Ouvi dizer que anda por aí um blogue à maneira...

Após uma singular experiência colectiva no saudoso site humorístico Satiricon, o cartoonista Vasco de Castro lança-se em nova aventura na internet, desta feita ao lado do seu filho João Vasco, no blogue Satiracão, com o sugestivo subtítulo «Não tenho nada com isso... ouvi dizer!».
Fundado em Outubro de 2009, este blogue deambula no espaço público de modo ainda semi-clandestino, digo eu de que... Mas o boca-a-boca (neste caso, virtual) vai funcionando e cá estamos nós a dar a boa-nova!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Alguém nos salve destes cartazes!

A outra campanha que já está aí a palpitar é a das autárquicas. Como essas eleições sucedem às parlamentares, têm estado um pouco arredadas do centro do tufão. Mas, não tarda nada, tomarão o palco.

Entremezes, os cartazes que vão surgindo que nem cogumelos pelas terras e terrinhas deste alegre Portugal, são a prova de que a crise, afinal, nem tudo levou consigo. Olhando para algum (a maioria?) deste material iconográfico, quase apetece gritar: ó crise, volta, e leva isto também contigo!

Suspeito que muito eleitores suspirem ao verem este cortejo kitsch. Na escola havia um termo para isto: poluição visual. Nalguns casos, a dúvida instala-se: se rir, se chorar. Motivos não faltarão, de resto: mau gosto, falta de jeito e imaginação, monotonia, repitação, ego trip.

É isso mesmo, uma ego trip selectiva, uma espécie de epidemia sectorial: o pessoal candidato a manda-chuva da xafarica chega a estas alturas e acha que é modelo de passerele. Doutro modo não se percebe esta fixação nas suas caras, penteados e fatiotas.

Que saudades do antigo bilhete-postal...

PS, PS: ah, e sobre o cartaz, não dá para evitar: sim, o Fundão vai ganhar - paciência; o povo votante vai ganhar - juízo; o candidato também - experiência, certamente (e umas novas gravatas também era capaz de dar jeito). Quem fica a ver navios é a Dona Estética. Discriminação de senhoras, onde é que já se viu isto? Tá mal.

nb: a imagem foi retirada do blogue acima referido, que, além das imagens, tem também bons comentários, incidindo em especial no design e na comunicação visual.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Liberdade e resistência, que filme escolher?

Para celebrar os 35 anos do 25 de Abril, o blogue de cinema da revista Visão, Final Cut, lançou uma votação para se escolher o «melhor filme ou telefilme português sobre liberdade e resistência». A lista propõe 11 filmes, sem pretensões de exaustividade (vd. em baixo). Para quem quiser votar, é só ir à coluna da direita do referido blogue. Ainda tem 3 dias. Dos 5 que já vi (2.º-4.º, 6.º e 8.º), gostei de todos e parecerem-me todos de qualidade.

Lista (ordenada por data de realização):

- Fuga (1976), de Luís Filipe Rocha
- Deus, Pátria, Autoridade (1976), de Rui Simões
- Torre Bela (1977), de Thomas Harlan
- Cinco dias, cinco noites (1996), de José Fonseca e Costa
- Fuga (1999), de Luís Filipe Costa
- Capitães de Abril (2000), de Maria de Medeiros
- 25 de Abril - uma aventura para a demokracya (2000), de Edgar Pêra
- Quem é Ricardo? (2004), de José Barahona
- Até amanhã, camaradas (2005), de Joaquim Leitão
- O julgamento (2007), de Leonel Vieira
- Antes de amanhã (2007), de Gonçalo Galvão Teles

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Put People First!



Nesta manifestação londrina estiveram c.35 mil cidadãos de todo o mundo (vd. cartaz em cima). Foi um evento alternativo à cimeira do G20, organizado pela Put People First!, plataforma de ONG's internacionais.

O protesto foi pacífico, embora tenha havido incidentes no fim, já amplamente relatados. Morreu uma pessoa, Ian Tomlinson, a polícia diz que por ataque cardíaco, aguarda-se a autópsia. Depois disso, sucederam-se vários outros protestos em Londres, com novos incidentes. Também em Estrasburgo, a cimeira da NATO foi recebida com protestos, parte deles violentos.

A «nova ordem» à la Brown começa com muita pompa, alguns novos rostos (destacando-se Obama, claro), mas também com as multidões na rua. E as vozes vão-se ouvindo (e desvelando) pelos media que ainda descem às ruas para escutar os cidadãos comuns. «0% interest on others» e «We won't pay for their crisis» são outros dos slogans mais comuns. Sobre o lado indefinido duma das principais medidas do G20 ver este cartoon de Steve Bell.

sábado, 7 de março de 2009

A vida dos postais ilustrados na vida da comunidade

Alusivo ao tema em epígrafe, é inaugurada hoje uma exposição de postais, no Museu D. Diogo de Sousa, em Braga. A mostra é organizada pela Biblioteca Pública de Braga e integra o projecto académico «Postais ilustrados: para uma sócio-semiótica da imagem e do imaginário», do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.
Em complemento, apresenta-se uma instalação cartográfica de Braga e um documentário, e ocorrerá uma tertúlia (vd. programa completo neste blogue).
Sumariamente, este projecto pioneiro visa a "recolha de postais ilustrados em quatro regiões de Portugal: Viana do Castelo/Braga, Bragança, Portalegre e Viseu. O repertório abrange postais desde 1860 até à actualidade, incluindo por isso variantes contemporâneas do fenómeno, como o são os free cards ou os electronic cards. Uma vez inventariado, esse material integrará uma base de dados, que se propõe constituir uma espécie de museu virtual da memória colectiva, de livre acesso".

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Falar de livros pela positiva, ou melhor, de livrarias, isso!

Para não dizerem que só falamos de livros em situações esquisitas, envolvendo pais contra livreiros e polícias investindo contra capas, etc. & tal, vamos falar de livros pela positiva. Isso. Nesta vertente, nada melhor que referir aqueles espaços que tratam bem os livros, tal como os craques tratam bem os esféricos dentro das quatro linhas. Referimo-nos a livrarias, mas não indiscriminadamente, não senhor. Falamos daquelas livrarias cujos responsáveis têm prazer no projecto, na leitura, em livros, autores e géneros fora do mainstream (incluindo o ensaio!!). Que se preocupam em tornar acolhedor o contacto com os livros (e, frequentemente, com objectos também comestíveis, como doces, salgadinhos, cafézinhos, etc.). E em animar a malta com iniciativas culturais (incluindo lançamentos de livros e palestras), intervenção cívica, com blogues próprios, etc.. Pois bem, como a conversa já vai longa, aqui ficam mais algumas, recentes, a aditar às que referimos em posts anteriores (I, II e III).

Começo pela Poesia incompleta, inaugurada no crepúsculo de 2009, para os lados de S. Bento, em Lisboa. É uma livraria só dedicada à poesia, pois, segundo o proprietário, Mário Guerra, a quantidade e qualidade da edição poética portuguesa e outra por cá editada justificava plenamente o desafio. Dentro do género tem de tudo, isto é, desde livros antigos a recentes. As novidades são anunciadas regularmente no blogue, o qual também se ocupa doutros temas, para além do horário peculiar, flutuante mas extenso (não há cá madraços, atenção...).

Segue-se a Gato vadio, situada no Porto e que já existe desde 2007, pelo menos. Também especializada em poesia (e em filosofia e em teatro e...), dedica especial atenção à intervenção cívica (e política!) e aos serões culturais complementares. O próximo serão, já em Março, contará com o incontornável Alberto Pimenta, acompanhado por César Figueiredo na leitura da 2.ª edição de Autobiographie mutuelles.

Por fim, e para não nos ficarmos só pelo litoral, aqui fica uma sugestão de visita à eborense Intensidez bibliocafé, ou, simplesmente, Intensidez. Esta livraria-cafetaria, que está aberta até tarde (10-2h), tem um espaço grande, onde acolhe as suas próprias publicações (sobretudo teatro, poesia e ensaio), realiza palestras, lançamentos de livros, tertúlias, concertos (para além da cafetaria, também elogiada). O blogue Intensidez actualiza toda a informação. Vem mesmo a tempo, para substituir a efémera Som das Letras, encerrada no Verão de 2006.

E pronto, aqui ficam 3 sugestões, em 3 cidades diferentes. Para a próxima, a ver se arranjo tempo para tomar o pulso às editoras, também elas importantes para a multiplicação dos livros (e como eles se multiplicam por cá...).

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Não se faz....

Este post do Daniel Oliveira é completamente desonesto, manipulador, falso, pérfido, sádico, maquiavélico, trocista, numa palavra: brilhante! A melhor posta que vi publicada na bloga em muito tempo. Bem haja!

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

As melhores video-crónicas da actualidade

...são as Crónicas do Brito Aranha, agora actualizadas com a opinião sobre as últimas de Lisboa e do país, bem como sobre Espanha, o meio geográfico, as energias renováveis, o futebol, o fado, etc.. Tudo num vlog único, pessoalíssimo mas transmissível. Para começar bem o ano, aqui fica a sugestão duma antologia de 2008.

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Tchim-tchim!

Seja espumante (champagne para os mais finos), vinho, água das pedras ou chazinho, o que interessa é que vos desejamos - a vós leitores, bloggers e amigos - bons brindes nesta passagem para um ano que se prevê atribulado (ao menos, o brinde e as passas ninguém nos tira).
Deixo-vos com mais um cartoon de Mel Calman, não sem vos recomendar uma visita ao Pitecos, para vos deliciardes com as maravilhas da última ceia e outros episódios em torno dos galácticos de antigamente...
E viva 2009!!!

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Encontro Nacional de Bloggers de Cultura e/ou Criatividade

A Agência Inova anunciou a preparação dum Encontro Nacional de Bloggers de Cultura e/ou Criatividade, a realizar a 8 de Fevereiro de 2009, na Exponor de Matosinhos. Tem por objectivo "reunir a comunidade de criadores de blogues, relacionados com as áreas do Património, Museus, Arte, Cultura e Indústrias Criativas, e criar um espaço informal de debate, discussão e partilha de ideias e experiências". Este evento inédito integra o Inova Fórum ou Fórum de Cultura e/ou Criatividade (FCC09), a decorrer no mesmo espaço entre 4 e 8 desse mês, e que contará com uma feira específica e debates especializados em diversos domínios da cultura, património e indústrias criativas.

sábado, 8 de novembro de 2008

Para gáudio da srª ministra e da pátria, profes fazem horas extraordinárias no Terreiro do Paço

Eles estão de volta, para a 2.ª invasão de Lisboa! Parece que o "exército de incompententes altamente mal formados", na completíssima asserção de Anterozóide, ainda consegue usar GPS.
A imagem deste post inicia uma bd que o infatigável Anterozóide dedica ao Dr. Insucesso e que vai integrar o seu livro sobre a educação nativa. Boa sorte para o livro e, já agora, que se consiga salvar o bebé, já que a água do banho já se foi toda...

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Grande Rui!

Dúvido muito que exista algum leitor do Peão, um só que seja, que ainda não tenha reparado que o Rui Tavares tem um novo blogue, ainda assim aqui fica a publicidade. Melhor, fica a saudação ao Rui, é uma boa notícia para a blogosfera. E, em jeito de comemoração, fica também o cartoon que se impõe nos dias que correm (que roubei do dito blogue).