Eu já tinha visto, mas a Livreira Anarquista explica com muito mais graça.
terça-feira, 12 de julho de 2011
sábado, 4 de dezembro de 2010
Para uma nova economia: petição da Comissão Nacional Justiça e Paz
Petição para uma nova economia - uma tomada de posição pública
Apresentamos esta tomada de posição pública no momento em que acaba de ser aprovada a política orçamental para 2011. Como todos reconhecem, as medidas adoptadas têm carácter recessivo. Mesmo que no curto prazo, permitissem conter a especulação financeira sobre a dívida externa e as necessidades de financiamento do Estado e da economia portuguesa, tal política, só por si, não abriria caminho ao indispensável processo de mudanças estruturais de que o País carece para alcançar um desenvolvimento humano e sustentável a prazo. Importa responder no curto prazo visando e construindo o longo prazo.
Reconhecemos que é necessária e urgente uma mudança profunda no paradigma da economia nacional, mas também europeia e mundial. Estamos todos envolvidos na busca de soluções. Os economistas em particular têm a responsabilidade de contribuir para encontrar respostas para os desafios da transição que marcam o mundo contemporâneo e, de modo particular, o nosso País.
A crise tem carácter sistémico e dimensão global, com contornos específicos na Zona Euro, traduzindo-se em maior pobreza, desemprego, crescentes desigualdades de riqueza e rendimento, baixa propensão ao investimento e fraco dinamismo da produção.
Comissão Nacional Justiça e Paz
(continuação da petição)
Nb: o Grupo Economia e Sociedade da Comissão Nacional Justiça e Paz lançou recentemente um blogue de reflexão e debate intitulado A Areia dos Dias, que conta com a colaboração de economistas conceituados como Manuela Silva e Mário Murteira, entre outros.
Posted by
Daniel Melo
at
16:40
0
comments
Labels: blogues, Comissão Nacional Justiça e Paz, debate público, democratização, economia, Estado social, Igreja católica, justiça social, petição online, política económica, política social
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Around India in 80 trains
Para quem, como eu, planeia eternamente uma viagem à Índia de comboio, este blogue é mesmo interessante. Os autores acharam que as acidentadas linhas áreas não cobriam todo o território e que o melhor era experimentar o comboio. Da experiência nasceu o completíssimo blogue Around India in 80 trains.
Posted by
Anónimo
at
21:32
2
comments
quinta-feira, 24 de junho de 2010
No centenário do nascimento de Manuel Tito de Morais, lutador pelas liberdades
A sessão de lançamento do livro é hoje, às 18h30, na liv.ª Bertrand, Chiado. Será apresentado por Guilherme d’Oliveira Martins e Nuno Tito de Morais Ramos de Almeida.
Mais inf. no blogue homónimo e no site Cultura Online.
Posted by
Daniel Melo
at
00:01
1 comments
Labels: agenda cultural, antifascismo, blogues, liberdade, livros, Manuel Tito de Morais, resistência, tributo
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Mais novas sobre movimentos cívicos
«Foi revogado o regime de excepção da Parque Escolar», por Tiago Mota Saraiva
Posted by
Daniel Melo
at
22:45
0
comments
Labels: blogues, debate público, desregulação, Ética, governo, petição, política educativa, protestos, terceiro sector
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Brasília, 50 anos: onde pára o sonho
Posted by
Daniel Melo
at
23:33
0
comments
Labels: bibliotecas, blogues, Brasil, Cultura, espaço público, leitura
segunda-feira, 19 de abril de 2010
SOS para os CTT
Objectivo: juntar cartas ao premiê Sócrates, para que recue na privatização do serviço postal português, vulgo CTT.O encontro é organizado pela ong ATTAC, que pede a todos para trazerem as respectivas cartas devidamente endereçadas ao gabinete do 1.º-ministro: R. da Imprensa à Estrela, 4, 1200-888, Lisboa.
Esta inicativa tem blogue e espaço no Facebook. Quem não puder estar presente pode enviar antecipadamente a sua carta para o e-mail que consta no referido blogue.
Posted by
Daniel Melo
at
23:20
0
comments
Labels: blogues, carta aberta, Internet, serviço público, terceiro sector
terça-feira, 13 de abril de 2010
Novo blogue para reflectir à esquerda
Ele aqui está, a somar a outros anteriores*. Com bons textos, bom grafismo e bom ideário! Que mais se pode pedir?
Posted by
Daniel Melo
at
00:00
1 comments
Labels: blogosfera da semana, blogues, debate público, eleições portuguesas, Internet, Manuel Alegre, media, Política, Presidente
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Ouvi dizer que anda por aí um blogue à maneira...
Posted by
Daniel Melo
at
00:01
0
comments
Labels: blogosfera da semana, blogues, cartoon, cartoonista Vasco de Castro, humor, Os blogues dos outros
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Alguém nos salve destes cartazes!
A outra campanha que já está aí a palpitar é a das autárquicas. Como essas eleições sucedem às parlamentares, têm estado um pouco arredadas do centro do tufão. Mas, não tarda nada, tomarão o palco.Entremezes, os cartazes que vão surgindo que nem cogumelos pelas terras e terrinhas deste alegre Portugal, são a prova de que a crise, afinal, nem tudo levou consigo. Olhando para algum (a maioria?) deste material iconográfico, quase apetece gritar: ó crise, volta, e leva isto também contigo!
Suspeito que muito eleitores suspirem ao verem este cortejo kitsch. Na escola havia um termo para isto: poluição visual. Nalguns casos, a dúvida instala-se: se rir, se chorar. Motivos não faltarão, de resto: mau gosto, falta de jeito e imaginação, monotonia, repitação, ego trip.
É isso mesmo, uma ego trip selectiva, uma espécie de epidemia sectorial: o pessoal candidato a manda-chuva da xafarica chega a estas alturas e acha que é modelo de passerele. Doutro modo não se percebe esta fixação nas suas caras, penteados e fatiotas.
Que saudades do antigo bilhete-postal...
PS, PS: ah, e sobre o cartaz, não dá para evitar: sim, o Fundão vai ganhar - paciência; o povo votante vai ganhar - juízo; o candidato também - experiência, certamente (e umas novas gravatas também era capaz de dar jeito). Quem fica a ver navios é a Dona Estética. Discriminação de senhoras, onde é que já se viu isto? Tá mal.
nb: a imagem foi retirada do blogue acima referido, que, além das imagens, tem também bons comentários, incidindo em especial no design e na comunicação visual.
Posted by
Daniel Melo
at
09:49
0
comments
Labels: blogues, eleições autárquicas, Fundão, humor, iconografia
segunda-feira, 4 de maio de 2009
Liberdade e resistência, que filme escolher?
Para celebrar os 35 anos do 25 de Abril, o blogue de cinema da revista Visão, Final Cut, lançou uma votação para se escolher o «melhor filme ou telefilme português sobre liberdade e resistência». A lista propõe 11 filmes, sem pretensões de exaustividade (vd. em baixo). Para quem quiser votar, é só ir à coluna da direita do referido blogue. Ainda tem 3 dias. Dos 5 que já vi (2.º-4.º, 6.º e 8.º), gostei de todos e parecerem-me todos de qualidade.Lista (ordenada por data de realização):
- Fuga (1976), de Luís Filipe Rocha
- Deus, Pátria, Autoridade (1976), de Rui Simões
- Torre Bela (1977), de Thomas Harlan
- Cinco dias, cinco noites (1996), de José Fonseca e Costa
- Fuga (1999), de Luís Filipe Costa
- Capitães de Abril (2000), de Maria de Medeiros
- 25 de Abril - uma aventura para a demokracya (2000), de Edgar Pêra
- Quem é Ricardo? (2004), de José Barahona
- Até amanhã, camaradas (2005), de Joaquim Leitão
- O julgamento (2007), de Leonel Vieira
- Antes de amanhã (2007), de Gonçalo Galvão Teles
Posted by
Daniel Melo
at
13:46
0
comments
Labels: 25 de Abril, blogues, cinema, cinema português, liberdade, media, resistência, voto
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Put People First!
Nesta manifestação londrina estiveram c.35 mil cidadãos de todo o mundo (vd. cartaz em cima). Foi um evento alternativo à cimeira do G20, organizado pela Put People First!, plataforma de ONG's internacionais.
O protesto foi pacífico, embora tenha havido incidentes no fim, já amplamente relatados. Morreu uma pessoa, Ian Tomlinson, a polícia diz que por ataque cardíaco, aguarda-se a autópsia. Depois disso, sucederam-se vários outros protestos em Londres, com novos incidentes. Também em Estrasburgo, a cimeira da NATO foi recebida com protestos, parte deles violentos.
A «nova ordem» à la Brown começa com muita pompa, alguns novos rostos (destacando-se Obama, claro), mas também com as multidões na rua. E as vozes vão-se ouvindo (e desvelando) pelos media que ainda descem às ruas para escutar os cidadãos comuns. «0% interest on others» e «We won't pay for their crisis» são outros dos slogans mais comuns. Sobre o lado indefinido duma das principais medidas do G20 ver este cartoon de Steve Bell.
Posted by
Daniel Melo
at
01:08
2
comments
Labels: Alterações Climáticas, alternativa política, blogues, cimeira G20, desigualdades, globalização, Justiça, manifestação, media, protestos, terceiro sector
sábado, 7 de março de 2009
A vida dos postais ilustrados na vida da comunidade
Alusivo ao tema em epígrafe, é inaugurada hoje uma exposição de postais, no Museu D. Diogo de Sousa, em Braga. A mostra é organizada pela Biblioteca Pública de Braga e integra o projecto académico «Postais ilustrados: para uma sócio-semiótica da imagem e do imaginário», do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.
Posted by
Daniel Melo
at
00:01
0
comments
Labels: agenda cultural, arquivos, blogues, ciências sociais, comunicação, Cultura, iconografia, livre acesso à informação, memória colectiva, museologia, sociedade portuguesa
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
Falar de livros pela positiva, ou melhor, de livrarias, isso!
Começo pela Poesia incompleta, inaugurada no crepúsculo de 2009, para os lados de S. Bento, em Lisboa. É uma livraria só dedicada à poesia, pois, segundo o proprietário, Mário Guerra, a quantidade e qualidade da edição poética portuguesa e outra por cá editada justificava plenamente o desafio. Dentro do género tem de tudo, isto é, desde livros antigos a recentes. As novidades são anunciadas regularmente no blogue, o qual também se ocupa doutros temas, para além do horário peculiar, flutuante mas extenso (não há cá madraços, atenção...).
Segue-se a Gato vadio, situada no Porto e que já existe desde 2007, pelo menos. Também especializada em poesia (e em filosofia e em teatro e...), dedica especial atenção à intervenção cívica (e política!) e aos serões culturais complementares. O próximo serão, já em Março, contará com o incontornável Alberto Pimenta, acompanhado por César Figueiredo na leitura da 2.ª edição de Autobiographie mutuelles.
Por fim, e para não nos ficarmos só pelo litoral, aqui fica uma sugestão de visita à eborense Intensidez bibliocafé, ou, simplesmente, Intensidez. Esta livraria-cafetaria, que está aberta até tarde (10-2h), tem um espaço grande,
onde acolhe as suas próprias publicações (sobretudo teatro, poesia e ensaio), realiza palestras, lançamentos de livros, tertúlias, concertos (para além da cafetaria, também elogiada). O blogue Intensidez actualiza toda a informação. Vem mesmo a tempo, para substituir a efémera Som das Letras, encerrada no Verão de 2006.
E pronto, aqui ficam 3 sugestões, em 3 cidades diferentes. Para a próxima, a ver se arranjo tempo para tomar o pulso às editoras, também elas importantes para a multiplicação dos livros (e como eles se multiplicam por cá...).
quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
Não se faz....
Este post do Daniel Oliveira é completamente desonesto, manipulador, falso, pérfido, sádico, maquiavélico, trocista, numa palavra: brilhante! A melhor posta que vi publicada na bloga em muito tempo. Bem haja!
Posted by
Zèd
at
22:32
0
comments
Labels: Arrastão, blogosfera, blogues
quinta-feira, 1 de janeiro de 2009
As melhores video-crónicas da actualidade
Posted by
Daniel Melo
at
21:58
0
comments
Labels: blogues, Brito Aranha, crónica, humor
quarta-feira, 31 de dezembro de 2008
Tchim-tchim!
Seja espumante (champagne para os mais finos), vinho, água das pedras ou chazinho, o que interessa é que vos desejamos - a vós leitores, bloggers e amigos - bons brindes nesta passagem para um ano que se prevê atribulado (ao menos, o brinde e as passas ninguém nos tira).
Posted by
Daniel Melo
at
10:56
2
comments
Labels: água que passarinho não bebe, Ano novo, blogues, cartoon, cartoonista Mel Calman
terça-feira, 30 de dezembro de 2008
Encontro Nacional de Bloggers de Cultura e/ou Criatividade
A Agência Inova anunciou a preparação dum Encontro Nacional de Bloggers de Cultura e/ou Criatividade, a realizar a 8 de Fevereiro de 2009, na Exponor de Matosinhos. Tem por objectivo "reunir a comunidade de criadores de blogues, relacionados com as áreas do Património, Museus, Arte, Cultura e Indústrias Criativas, e criar um espaço informal de debate, discussão e partilha de ideias e experiências". Este evento inédito integra o Inova Fórum ou Fórum de Cultura e/ou Criatividade (FCC09), a decorrer no mesmo espaço entre 4 e 8 desse mês, e que contará com uma feira específica e debates especializados em diversos domínios da cultura, património e indústrias criativas.
Posted by
Daniel Melo
at
09:30
0
comments
Labels: agenda cultural, bloggers, blogues, Cultura, debate público, terceiro sector
sábado, 8 de novembro de 2008
Para gáudio da srª ministra e da pátria, profes fazem horas extraordinárias no Terreiro do Paço
Eles estão de volta, para a 2.ª invasão de Lisboa! Parece que o "exército de incompententes altamente mal formados", na completíssima asserção de Anterozóide, ainda consegue usar GPS.
Posted by
Daniel Melo
at
15:09
0
comments
Labels: banda-desenhada, blogues, ensino, livros, manifestação dos professores
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
Grande Rui!
Posted by
Zèd
at
22:16
0
comments
Labels: blogues, Os blogues dos outros, Rui Tavares


.jpg)



