terça-feira, 8 de junho de 2010
À atenção dos cenógrafos: para uma recreação perfeita é indispensável a saudação romana
Posted by
Daniel Melo
at
15:10
2
comments
Labels: Crianças, debate público, ditaduras, escola pública, Estado Novo, fascismo, República
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Quem tem medo do debate historiográfico?
Isto tudo começa na peça «A História de Rui Ramos desculpabiliza o Estado Novo?». Mas vai mais longe do que o mero registo, já agora, se dão licença...
Posted by
Daniel Melo
at
00:01
1 comments
Labels: debate público, ditaduras, Estado Novo, fascismo, Guerra Civil de Espanha, historiadores, historiografia, livros, Portugal, República, revolução
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
A Itália de Berlusconi: cidadãos de 1.ª (ele próprio), 2.ª (os italianos «à antiga») e 3.ª (os «imigrantes«)
Se não acredita veja aqui: «Somar 30 pontos vai valer aos estrangeiros autorização de residência em Itália».
Posted by
Daniel Melo
at
00:01
1 comments
Labels: fascismo, imigração, Itália, Silvio Berlusconi
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
A deriva filo-fascista ainda mal começou...
Posted by
Daniel Melo
at
22:00
2
comments
Labels: fascismo, Itália, racismo, Silvio Berlusconi, xenofobia
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Entre a cruz e a suástica
Um padre italiano chocou a seus fiéis ao recebê-los na entrada da igreja com uma pulseira com o símbolo da cruz suástica nazista. E ainda disse que é de extrema-direita e “muito orgulhoso em sê-lo”, que se “sente porta-voz das Brigadas Negras e dos jovens combatentes da fascista República de Saló. O partido da Refundação Comunista considerou o ato totalmente inadmissível e solicitou para que ele fosse expulso da Igreja católica. Mais.
Posted by
Sappo
at
20:23
0
comments
quinta-feira, 26 de março de 2009
A extrema-direita vai mostrando as suas garras
Le Pen e o Holocausto como detalhe da II Guerra Mundial. Nada de novo: apenas mais uma a juntar à sua já extensa colecção de execráveis bojardas retóricas. Em crescendo?
Posted by
Daniel Melo
at
22:31
4
comments
Labels: fascismo, França, Holocausto, II Guerra Mundial, Le Pen, Política, revisionismos, União Europeia, xenofobia
terça-feira, 23 de setembro de 2008
Lista da memória entregue a Garzón
Foi ontem entregue a lista contendo parte das vítimas do franquismo, respondendo a um pedido do juiz Baltasar Garzón. Dela constam quase 150 mil pessoas. As associações de recuperação da memória tiveram 2 semanas para responder a este pedido, tal como mencionámos neste post anterior.
Posted by
Daniel Melo
at
16:44
0
comments
Labels: anti-franquismo, fascismo, Galiza/Historia/Represion franquista, Guerra Civil de Espanha, memória colectiva, políticas da memória
sábado, 13 de setembro de 2008
Honrar os mortos: Garzón intercede pelas vítimas do franquismo
No dia 1 deste mês, a Espanha acordou diferente. Com uma iniciativa simples e justa, o super-juíz Baltasar Garzón virou uma página da história recente espanhola que teimava em não passar.
Posted by
Daniel Melo
at
00:37
0
comments
Labels: anti-franquismo, campos de concentração, cinema documental, direitos civis, Espanha, Espanha/ Politica, fascismo, Guerra Civil de Espanha, memória colectiva, políticas da memória
domingo, 18 de fevereiro de 2007
De táxi ou a pé?
Paris. 2006-05. Dois passageiros portugueses entram num táxis dirigido por um taxista português. Conversa puxa conversa, o taxista queixa-se da arrogância dos franceses, diz que são xenófobos e racistas, tratam mal os imigrantes, etc., etc. Depois, decide perguntar como vai Portugal. Os passageiros preparam-se para responder, mas o taxista atalha como um comentário definitivo: "o país vai de mal a pior, os pretos estão por todo o lado [...]"
Roma. 2007-02. Uma família portuguesa entra num táxi dirigido por um taxista italiano. Sem aviso prévio, a viagem assemelha-se a um circuito turístico pelos locais emblemáticos do nazi-fascismo. O taxista faz questão de apontar: daquela varanda discursava Mussolini, aqui teve lugar a parada militar em honra do Führer, aquela estação foi construída para receber Hitler [...]Estas pequenas histórias dão pano para mangas em termos de reflexão e discussão de carácter científico. Dado o adiantado da minha hora, direi apenas: como gosto de andar a pé!
(Prometo voltar aos temas do racismo e do fascismo com tempo e alguma profundidade. Desconheço qualquer estudo sobre o perfil ideológico dos taxistas, mas agradeço referências.)
Posted by
Cláudia Castelo
at
23:15
2
comments


