Tal como previmos aqui, no Uruguai o novo presidente é o candidato da coligação de esquerda Frente Amplio, José Mújica, que garantiu esta 2.ª feria a vitória na 2.ª volta das presidenciais. Aí as eleições foram justas, ao contrário das Honduras. E o discurso de vitória do ex-guerrilheiro tupamaru foi bem mais interessante que o do pseudo-congénere hondurenho, começando pela epígrafe deste post: «Sabés una cosa pueblo, es el mundo al revés».quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
«Sabés una cosa pueblo, es el mundo al revés»
Tal como previmos aqui, no Uruguai o novo presidente é o candidato da coligação de esquerda Frente Amplio, José Mújica, que garantiu esta 2.ª feria a vitória na 2.ª volta das presidenciais. Aí as eleições foram justas, ao contrário das Honduras. E o discurso de vitória do ex-guerrilheiro tupamaru foi bem mais interessante que o do pseudo-congénere hondurenho, começando pela epígrafe deste post: «Sabés una cosa pueblo, es el mundo al revés».
Posted by
Daniel Melo
at
00:02
2
comments
Labels: democracia, eleições, Honduras, Presidente, Uruguai
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Passado e futuro nas urnas do Uruguai
Este domingo, o povo uruguaio foi chamado a pronunciar-se em várias eleições: presidenciais, legislativas e referendos. Nas presidenciais o candidato da coligação de esquerda, a Frente Amplio, quase evitou uma 2.ª volta (a realizar a 29/XI). Nas legislativas, a mesma coligação assegurou maioria parlamentar (e no Senado, caso ganhe as presidenciais). Na América do Sul, continuam a dominar os governos de esquerda ou centro-esquerda.
Posted by
Daniel Melo
at
01:11
6
comments
Labels: crimes contra a humanidade, direitos humanos, ditadura militar, eleições, memória colectiva, Uruguai, voto
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Toda a sedução do tango é agora patrimônio da humanidade
A Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) declarou o tango patrimônio cultural “imaterial” da humanidade, durante uma convenção em Abu Dhabi, Emirados Árabes. A proposta para que a Unesco incluísse o tango, música e dança nascidas às margens do Rio da Prata, foi apresentada em conjunto por Argentina e Uruguai.
Depois desta decisão, Argentina e Uruguai deverão adotar medidas que permitam proteger e promover o tango. Os dois países propuseram uma série de projetos que demandarão um investimento de um milhão de dólares procedentes dos respectivos ministérios da Cultura. Mais.
Além da sua musicalidade, o que mais me atrai no tango é a sua dança. O seu bailado é pura sedução. Dos corpos que se entrelaçam e que se roçam ao sabor do desejo, conduzidos pelo movimento ritmado do exibicionismo. É preciso dizer mais? Abaixo, vídeo do Bajofondo Tango Club, criadores do eletrotango.
Imagem: Maria Amaral - L'Ange du Tang (1998), óleo s/tela (80 x 116)
Posted by
Sappo
at
06:23
3
comments
Labels: Argentina, Bajofondo Tango Club, música, tango, Uruguai
segunda-feira, 20 de abril de 2009
Memória política da repressão ditatorial
No Brasil, o julgamento de crimes da Ditadura Militar (1964-85) está a dividir o governo de Lula. O ministro da Justiça advoga pelo debate; o da Defesa é contra e quer encerrar o assunto.
Posted by
Daniel Melo
at
21:20
2
comments
Labels: Argentina, Brasil, Conferências, debate público, ditadura militar, ditaduras, livre acesso à informação, memória colectiva, políticas da memória, repressão política, Universidade, Uruguai

