sábado, 19 de março de 2011
Previsões para 2011
Posted by
João Miguel Almeida
at
23:49
3
comments
Labels: blogosfera
segunda-feira, 19 de abril de 2010
A ficção made in EUA como antecipação da mundividência mundial (ou Gramsci e Althusser reactualizados por Paulo Varela Gomes)
Posted by
Daniel Melo
at
22:21
0
comments
Labels: atitudes sociais, blogosfera, cinema americano, citações, comportamentos sociais, crónica, EUA, ideologias, Internet, media, séries, telecomunicações, televisão
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Transparência e igualdade de oportunidades: para acabar com o país do jeitinho, dos ajustes, da discricionaridade da intervenção estatal
Já não era sem tempo: «Petição lançada por arquitectos exige fim dos ajustes directos nas obras da Parque Escolar». A petição sobre os Ajustes Directos da Parque Escolar surgiu ontem e já vai em 600 subscritores.
Quem não acompanhou este tortuoso processo sempre apresentado como virtuoso pode ver este excelente trabalho de denúncia, debate e reflexão do blogger e arq.º Tiago Mota Saraiva.
Posted by
Daniel Melo
at
00:03
0
comments
Labels: blogosfera, debate público, desigualdades construídas pelo Estado, governo, igualdade de oportunidade, livre concorrência, transparência
domingo, 6 de dezembro de 2009
E o menino gosta mais do papá ou da mamã? Tem que escolher, não pode gostar dos dois.
Posted by
Zèd
at
18:47
0
comments
Labels: blogosfera, identidade, nacionalismo, patriotismos
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Votos, contos e etiquetas
>André Carrilho (I)
>Andy Singer (I)
>Ann Telnaes (I)
>Antero (I; II)
>Banegas (I; II)
>Boris Yefimov (I)
>Charles Barsotti (I)
>Dan Lietha (I)
>David Horsey (I; II)
>Dj Mellow (I; II)
>Don Wright (I)
>GoRRo (73)
>Henrique Monteiro (I)
>Jack Ohman (I)
>Johnny Hart (1931-2007) (I; II)
>João Abel Manta (I; II)
>Khalil Bendib (I)
>Latuff (I)
>Leal da Câmara (I)
>Major Alverca (I)
>Marco Biassoni (I)
>Marshall Ramsey (I)
>Martirena (I)
>Mel Calman (8)
>Miel (I)
>Mordillo (I)
>Nick Anderson (I)
>Paz (I)
>Peter Brookes (I)
>Quino (I)
>Rogelio Naranjo Ureña (I)
>S. Harris (I)
>Sergio Langer (I)
>Siné (3)
>Steve Breen (I)
>Steve Sack (I)
>TD (I)
>Tom (I)
>Tute (I)
>Zé dalmeida (I)
Posted by
Daniel Melo
at
23:38
0
comments
Labels: blogosfera, cartoon, cartoonista GoRRo, eleições autárquicas, humor, media, tributo
terça-feira, 8 de setembro de 2009
Sucursal do Peão
Estive afastado alguns dias por 2 motivos. O primeiro foi porque saí uns dias férias e aproveitei para ir à uma pescaria no Pantanal e, quando voltei, me deu na telha criar um blogue solo. Trata-se do Clave do Sul. No primeiro momento, pensei em tratar da política tupiniquim. Refleti a respeito. Mas quando pensei profundamente na coisa senti ânsia de vômito. Então desisti da ideia e resolvi torná-lo uma sucursal do Peão. Ele será municiado em boa parte com os textos publicados aqui, exceto quando o assunto merecer uma abordagem e linguagem específicas. Assim, convido a todos pra um café ou chá, pois ainda ando abstêmio dos alcoólicos. Detalhe: ele ainda está em construção e sempre estará até que eu desista da ideia.
Posted by
Sappo
at
19:29
0
comments
Labels: blogosfera
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Ainda a propósito das eleições europeias
Após uma análise mais panorâmica, onde realcei a persistência da direita na liderança do Parlamento europeu, a crise do PSE e a reconfiguração distinta ocorrida em Portugal, falta referir alguns detalhes relevantes.Em 1.º lugar, há um aumento significativo da direita xenófoba (o grupo dos «não inscritos») e dos verdes, este à custa do GUE/ NGL (esquerda) e do PSE. Ou seja, a UE virou um pouco mais à direita e, à esquerda, reforçaram-se alternativas ditas «pós-materialistas», mas que serão mais do que isso, caso os partidos ecologistas representados tenham uma visão mais holística, o que a campanha de Daniel Cohn-Bendit prenuncia. A abstenção subiu ainda mais, perante a indiferença preocupante dos responsáveis da UE.
Em 2.º lugar, em Portugal, o partido vencedor (PSD) ficou aquém dum resultado fora-de-série, e, por isso, a direita coligada ainda não é maioritária (vd. resultados aqui). O PS é que deu um trambolhão histórico, averbando um dos piores resultados de sempre. É caso para muita reflexão num partido que se eclipsou para deixar brilhar a arrogância do rei-sol Sócrates. Mas as primeiras declarações pós-queda do rei-sol são mais do mesmo: manter o rumo, etc. e tal: assim foi com o Titanic. Os Jethro Tull têm um disco sobre o tema: chama-se «Thick as a brick» e recomenda-se.
Destaque-se ainda o peso dos restantes partidos (c.12%) e do voto em branco (quase 5%) e pode-se dizer que, para as próximas eleições legislativas, muito está ainda em jogo.
Outros aspectos a salientar, tomando de empréstimo a análise do João Miguel Almeida: «As eleições europeias tornam ainda mais distante a hipótese de uma nova maioria absoluta do PS e desvanecem de vez a miragem de um bloco central. Corremos o risco de ter um eleitorado à esquerda e um governo PSD/PP mais forte e mais de direita do que o de Santana Lopes e sem dar nenhuma vontade de rir». Resumindo, um mau prenúncio, contra dois bons efeitos.
Outra boa notícia foi a eleição do 3.º eurodeputado do BE, o independente Rui Tavares. É uma voz das novas gerações, com intervenção pública inovadora consolidada na blogosfera (Barnabé, 5 Dias, etc.) antes de dar o salto para a imprensa, o que deve ser elogiado num país onde os media mainstream persistem em fabricar um monopólio afunilado e enviezado para a direita, o da chamada «opinião publicada». Mas, sobretudo, pelo seu contributo para um debate de ideias mais aberto e argumentado (onde a agenda internacional sempre esteve bem presente, Europa incluída), não politiqueiro e não convencional, à margem dos humores e tiques monótonos das elites e do «Portugal sentado». Depois da polémica com o vereador independente Sá Fernandes, o BE sai por cima, mostrando que faz sentido abrir-se a independentes e novas figuras que aditem valor ao debate público, cívico e político, casos óbvios de Rui Tavares e Fernando Nobre (dirigente da AMI e mandatário dessa campanha).
Ademais, o contigente parlamentar português, no conjunto, parece-me mais habilitado. O próprio Vital Moreira, que fez uma campanha desastrada, tem condições para um contributo válido, ele que é perito em questões europeias e direito constitucional.
Quem duvida do afunilamento ideológico da «opinião publicada» em Portugal basta atentar no painel de comentadores da noite eleitoral nas tv's lusas, onde os de esquerda assumida eram um resquício. Aliás, se o critério fosse restritivo, só o humorista Ricardo Araújo Pereira entrara em estúdio, e, mesmo este, deslocado num contexto de análise de resultados eleitorais. O socratismo tem-se queixado de perseguição por alguns órgãos de comunicação social (TVI, Público, Sol), mas, a avaliar pela orientação prevalecente, quem realmente poderá alegar discriminação negativa são os partidos da esquerda assumida (BE e PCP) que, com quase 1/4 dos votos, quase não têm visibilidade. O mesmo é extensivo aos movimentos de esquerda, sindicais, etc., bem como ao terceiro sector e às agendas de teor cívico e social, desvalorizadas pelos media convencionais.
Este défice evidente de tratamento proporcional também agudiza a respectiva crise de audiências, o que deveria ser motivo de reflexão por parte desses media, caso queiram contribuir para uma democracia mais pluralista, claro.
Posted by
Daniel Melo
at
22:00
3
comments
Labels: alternativa política, BE, bloggers, blogosfera, cidadania, eleições europeias, Esquerda plural, media, parlamento, PCP, Política, PS, PSD, Rui Tavares, terceiro sector, UE
quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
Posts do Peão com links para o Arrastão
Por email, recebi todas as explicações para entender este caso e a “Santa Aliança”. Como navego muito pouco (ou quase nada) pela blogosfera, não estava bem inteirado sobre a questão e a grande “sacada” que o Daniel Oliveira teve em prol dos blogues de esquerda. Assim, espero ter desfeito qualquer mal-entendido (o meu, é calro) e aproveito a oportunidade pra desejar vida longa ao Arrastão. Deveria ter me informado melhor antes de publicar o post.
Ao fazer uma busca no Google, descobri (pra meu espanto) que o meu primeiro post sobre o FSM está com o link direcionado para o Arrastão e não para o Peão, onde foi publicado e para onde o link deveria conduzir. Como isso é possível? Alguém pode me explicar o que se passa?
Posted by
Sappo
at
04:32
2
comments
Labels: blogosfera, Google
quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
Não se faz....
Este post do Daniel Oliveira é completamente desonesto, manipulador, falso, pérfido, sádico, maquiavélico, trocista, numa palavra: brilhante! A melhor posta que vi publicada na bloga em muito tempo. Bem haja!
Posted by
Zèd
at
22:32
0
comments
Labels: Arrastão, blogosfera, blogues
sábado, 29 de novembro de 2008
O terrorismo em 35 cliques e um Ocidente quase cego
Posted by
Sappo
at
19:36
0
comments
Labels: blogosfera, Índia, Mumbai, Terrorismo
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
Blogues se transformam em fonte de informação sobre ataque terrorista
Numa verdadeira iniciativa do que se pode chamar de "jornalismo cidadão" e de utilidade pública. blogueiros da Índia estão a fazer atualizações em direto sobre os ataques lançados por terroristas em Mumbai, quarta-feira, onde até o momento já somam em mais de 100 as vítimas fatais, com mais de 300 feridos. Aqui alguns deles: Mumbai Help, Mumbai Metblogs e Dina Mehta. Abaixo, alguns pontos desta ação covarde e insana em imagem produzida pela Folha Online.
Posted by
Sappo
at
03:45
0
comments
Labels: blogosfera, Índia, Mumbai, Terrorismo
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
Desfazendo equívocos, a propósito de Maria Keil e duma recente polémica
O metro de Lisboa tem uma das colecções de arte pública mais singulares entre todos os metros do mundo, com os seus painéis de azulejos revistindo as suas estações, da autoria de vários artistas portugueses e estrangeiros. A ideia original foi do arq. Francisco Keil do Amaral, que pediu à sua esposa, a artista plástica Maria Keil, uma intervenção artística nas estações inaugurais, obra que executou gratuitamente. Posteriormente, foram convidados outros artistas, até que, há c. de 9 anos, alguns dos painéis de Maria Keil foram destruídos pela administração da empresa, aquando da renovação da estação dos Restauradores. A memória e arte desta prestigiada artista estiveram em vias de ser sacrificadas por uma administração sem gratidão nem visão. Dada a gravidade de tal atitude, houve uma campanha contra isso, o que levou a um repensar da questão pela empresa que, entretanto, convidou Maria Keil para renovar os painéis que fizera na estação de S. Sebastião da Pedreira.Nb: imagem de pormenor de painel de Maria Keil retirado daqui.
Posted by
Daniel Melo
at
13:34
5
comments
Labels: arte, blogosfera, Cultura, Maria Keil, petição online
quinta-feira, 12 de junho de 2008
Bibiana Aído Almagro: a ministra blogueira de Zapatero

Ela tem
Posted by
Sappo
at
08:09
0
comments
Labels: Bibiana Aído, blogosfera, Espanha/ Politica, tecnologia, Zapatero
terça-feira, 3 de junho de 2008
Parabéns

O blog que todos temos nos favoritos faz hoje dois anos.
Posted by
vallera
at
13:10
1 comments
Labels: blogosfera, blogs
domingo, 6 de abril de 2008
Labirinto de máscaras
No blog Provas de Contacto, João Lisboa escreveu um post fantástico sobre o mais recente filme de Todd Haynes, I'm Not There.
Posted by
vallera
at
15:28
0
comments
Labels: bloggers, blogofrase da semana, blogosfera, blogosfera da semana, blogs, cinema, cinema americano
domingo, 17 de fevereiro de 2008
Mudam-se os tempos, mudam-se os blogues
A blogosfera lusa vai mexendo: nos últimos tempos surgiram uma série de blogues sobre a precariedade laboral e a «fuga de cérebros». Trazem casos, testemunhos e informação sobre iniciativas, algumas irreverentes, como os «certificados de precariedade» em forma de carimbos-grafitti apostos nas fachadas de empresas amigas...Aqui ficam registados alguns destes blogues (já inseridos na coluna da direita):
Posted by
Daniel Melo
at
22:17
2
comments
Labels: blogosfera, precaridade
quarta-feira, 2 de janeiro de 2008
A blogosfera, segundo Al Gore
O aparecimento relativamente recente do blogging e o seu crescimento é também um sinal prometedor para o nosso diálogo nacional. Falando em termos gerais, os bloggers são cidadãos interessados que querem partilhar as suas ideias e opiniões com o resto do público.Alguns têm coisas verdadeiramente interessantes a dizer, outros não, mas aquilo que o blogging tem de mais significativo talvez seja o processo em si. Ao colocarem as suas ideias na Internet, os bloggers estão a recuperar a tradição dos nossos Fundadores de divulgarem publicamente as suas reflexões sobre a situação nacional.
E fazem-no de uma maneira nova. Larry Lessig, professor da Faculdade de Direito da Universidade de Stanford e fundador do Center for Internet and Society, escreveu o seguinte: «As pessoas submetem um post quando querem, e lêem os blogues quando querem… Os blogues permitem o discurso público sem que os cidadãos necessitem de se reunir num espaço próprio.» Daqui resulta que o blogging se está a tornar uma importante força institucional, capaz de influenciar a vida política nacional.
(O ataque à razão, Lx, Esfera do Caos, 2007, p. 307/8)
Se assim não fosse, os próprios media tradicionais e mainstream não lhe teriam prestado atenção, atenção essa que começou com a criação de sites próprios e actualmente se expandiu para a criação de blogues, a associação a blogues doutros autores, a remissão para blogues e a citação de posts.
Posted by
Daniel Melo
at
01:02
2
comments
Labels: Al Gore, bloggers, blogosfera, cidadania, debate público, democracia participativa, Internet, livro O ataque à razão, media




