É fácil: basta estar contra o status quo, que cidadãos comuns em centenas de cidades de todo o mundo se mobilizem com o único propósito de se manifestarem pacificamente contra a actual crise geral, causada pela depradação financeira e pela demissão dos políticos de turno. Um movimento que vem de trás, do Cairo a N. York.sábado, 15 de outubro de 2011
Os 40 de Roma: como ser 'representativo' no meio de milhões?
É fácil: basta estar contra o status quo, que cidadãos comuns em centenas de cidades de todo o mundo se mobilizem com o único propósito de se manifestarem pacificamente contra a actual crise geral, causada pela depradação financeira e pela demissão dos políticos de turno. Um movimento que vem de trás, do Cairo a N. York.
Posted by
Daniel Melo
at
22:33
2
comments
Labels: demagogia, democracia participativa, democratização, globalização, manifestação, serviço público, televisão, Vida sem TV
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
Calar ou falar, eis a questão (hei, tu, não fiques a falar só para o télélé)
Posted by
Daniel Melo
at
21:12
0
comments
Labels: democracia participativa, manifestação
sábado, 1 de outubro de 2011
Para memória futura
Posted by
Daniel Melo
at
01:10
0
comments
Labels: direitos sociais, iconografia, manifestação, neoliberalismo, trabalho
sexta-feira, 20 de maio de 2011
«A Praça é Nossa»: a geração à rasca volta hoje à rua
A PRAÇA É NOSSA | 20 DE MAIO | 20H | COIMBRA · Praça 8 de Maio | FARO · Jardim Manuel Bivar | LISBOA · Rossio | PORTO · Praça da Batalha
Posted by
Daniel Melo
at
12:12
1 comments
Labels: alternativa política, manifestação, movimentos sociais
quinta-feira, 19 de maio de 2011
A tv do momento
a seguir, em directo e a qualquer hora, aqui.
Posted by
Daniel Melo
at
23:23
0
comments
Labels: alternativa política, Espanha, Internet, manifestação, televisão
sexta-feira, 11 de março de 2011
Por trabalho condigno, por uma sociedade decente
Os objectivos deste protesto não são, como os moralistas de serviço afirmam, o querer eternizar «privilégios» idênticos aos da geração passada (dos funcionários públicos, supõe-se).São apenas o justo desejo de acesso a um emprego e a luta por oportunidades mínimas de inserção social.Depois dos apelos cândidos à participação da juventude, depois de tanto serem acusados de indiferença e alienação, agora que os jovens querem dizer «presente!»tornam-se motivo de displicência ou de sermões moralistas da parte daqueles que, na mesma idade, queriam «o impossível».
Já não estamos perante uma «geração rasca», mas talvez perante o prenúncio de algo mais promissor. Algo que pode retomar (em novos moldes) aquilo que no Maio de 68 foi quebrado: a aliança entre a irreverência crítica da juventude estudantil e a revolta de uma força de trabalho precária, sem direitos e cansada de não ter voz.
Posted by
Daniel Melo
at
23:23
2
comments
Labels: alternativa política, cidadania, direitos sociais, manifestação, precariedade
quarta-feira, 9 de março de 2011
Aos activistas de sofá, vamos lá tirar o pó às calças
Por ora, o protesto da Geração à Rasca no próximo sábado está já agendado para 16 cidades europeias: 10 portuguesas e 6 europeias da 'diáspora'. E mais de 46 mil já se comprometeram a participar, como indica a página facebook do movimento. Para uma sociedade dita comodista, não está nada mau! Mesmo com a «má imprensa» a multiplicar o seu ruído e comentadores encartados a lançar anátemas, a coisa avança. Para quem não acredita vd. aqui a série de desmentidos que a organização oportunamente emitiu.
Posted by
Daniel Melo
at
00:01
0
comments
Labels: democratização, manifestação, terceiro sector
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
Iémen, a revolução que se segue
Enquanto na Tunísia a mudança alastra e no Egipto um poder cego lança as suas milícias contra o povo nas ruas, a revolta popular tornou-se irreversível no Iémen.
Posted by
Daniel Melo
at
13:13
5
comments
Labels: Dia da África, Egipto, Iémen, liberdade, manifestação, povo, revolução
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Por fim, uma euro-manif
Há muito esperada, a euro-manifestação ocorrerá esta quarta-feira, sob o lema «Não à austeridade, prioridade ao emprego e ao crescimento». É promovida pelo European Trade Union Confederation e pelos 50 sindicatos nacionais nela filiados, que representam 30 países. A principal manif será em Bruxelas, havendo depois dezenas de manifs nos países destes sindicatos. Em Portugal, decorrerão no Porto e em Lisboa, por iniciativa da CGTP.Após a crise financeira de 2008, o Banco Central Europeu (BCE) passou a emprestar dinheiro aos bancos a taxas reduzidas, os quais por sua vez inflaccionaram as taxas para os empréstimos de que os Estados nacionais necessitam para sair da crise. É um círculo vicioso, que nem nos EUA ocorre, pois aqui apenas há um banco coordenador (o federal), que, por sua vez, é responsável pela contenção da inflacção e pelo crescimento, enquanto na UE o BCE apenas se preocupa com a inflacção e os défices nacionais. Estas são duas das razões porque a crise está a ser tão grave na Europa. E, por muito que se mude na regulação e conexos, falta mexer nesta parte nevrálgica.
Posted by
Daniel Melo
at
22:16
1 comments
Labels: crise económica, crise política, EUA, manifestação, Sindicatos, sistema financeiro (banca, UE
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Não ao PECado da gula dos especuladores
O acordo do governo PS com o PSD “para acalmar os mercados” protege o capital e penaliza trabalhadores, pensionistas e desempregados.Só não pode acalmar o povo e os trabalhadores.
O essencial do pacote é o imposto sobre o trabalho e o consumo dos produtos e bens de primeira necessidade.
Por isso dizemos NÃO!
CGTP | Grande Manifestação Nacional | 29 de Maio de 2010 | Lisboa - 15h - Marquês de Pombal > Restauradores
Posted by
Daniel Melo
at
00:01
1 comments
Labels: alternativa política, CGTP, crise económica, crise política, desemprego, desigualdades sociais, governo, manifestação, política económica, política social, sindicalismo
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Vigílias de solidariedade com Aminatu Haidar (agenda)
Segundo informação da Associação de Amizade Portugal-Sahara Ocidental, «o grupo promotor do apelo firmado por 42 personalidades e entregue na passada 6.ª feira nas embaixadas de Espanha e de Marrocos, decidiu, em estreita colaboração com a Amnistia Internacional - Portugal, convocar uma nova vigília de solidariedade com Aminatu Haidar».A vigília é já hoje, em Lisboa, às 18h30, defronte à Delegação do Parlamento Europeu e da União Europeia (Lg. Jean Monet, à R. do Salitre).
Posted by
Daniel Melo
at
09:15
0
comments
Labels: Aminatu Haidar, direitos humanos, manifestação, resistência, Sara Ocidental, terceiro sector
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
O mundo precisa dum Acordo pra valer!
E por isso mesmo centenas de ong's de todo o mundo juntaram-se num derradeiro esforço de sensibilização e pressão junto dos decisores políticos reunidos desde ontem na Cimeira da ONU sobre Mudança Climática, em Copenhaga. Nesse sentido, para o próximo sábado estão já previstas 1700 vigílias em 110 países. Está na hora!Como refere uma das ong's organizadoras, a Avaaz, «O mundo inteiro, incluindo 200 organizações da sociedade civil que representam milhões de indivíduos, bem como muitos governos e praticamente todos os especialistas e cientistas climáticos estão se unindo em torno do que está sendo chamado de um "Acordo pra Valer" - que se traduz em 3 pontos chave: justo, ambicioso e vinculante. São metas concretas para deixar clara nossa demanda, impedindo políticos de disfarçarem resultados medíocres como uma vitória heróica».
Como antecipou a Paula Tomé, 56 jornais de 44 países publicaram ontem um editorial conjunto: «14 dias que vão definir a opinião da História sobre uma geração». Ele é bem claro e grave; só não vê quem não quer...
Além do site da ONU acima fixado, e da sua campanha pró-acordo, a organização dinamarquesa tem também um atraente site próprio para acompanhar o evoluir desta longa cimeira, que só finda a 18 deste mês.
Posted by
Daniel Melo
at
00:01
5
comments
Labels: Alterações Climáticas, ambiente, COP-15, Internet, manifestação, media, ONU, terceiro sector
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Campanha de higiene pública
Posted by
Daniel Melo
at
22:28
0
comments
Labels: cidadania, manifestação, rua, Silvio Berlusconi, terceiro sector
domingo, 17 de maio de 2009
Jornada europeia pelos direitos dos imigrantes
Esta tarde, realiza-se uma jornada pelos direitos dos imigrantes em vários países europeus. As manifestações decorrerão em Espanha, França, Hungria, Itália, Luxemburgo e Portugal (aqui começa às 15h, no Martim Moniz).A jornada terá como divisa «Não à Europa da vergonha» e 4 reivindicações principais:
- pela regularização d@s indocumentad@s;
- pelo direito de voto;
- contra a Directiva das Expulsões e o Pacto Sarkozy;
- contra a xenofobia e a política do bode expiatório.
Esta é uma iniciativa da Pontes e não Muros, rede de mais de 300 organizações voluntárias europeias e africanas, cujo Manifesto por uma outra política imigratória será enviado aos candidatos às eleições europeias e que pode ser consultado e subscrito (para organizações) no respectivo site. O site disponibiliza ainda uma análise das políticas migratórias europeias. A carta aberta sobre políticas de imigração, lançada no passado 6/V pode ser subscrita por qualquer interessado, através do email cartaabertaimigracao@gmail.com.
A jornada vem na sequência dum Sommet Citoyen sur les Immigrations, de 2008, e da presença no Fórum Social Mundial, de 2009.
Como dizem os promotores: «A União Europeia continua encerrada numa visão repressiva, eurocêntrica e redutora das migrações. O controlo das fronteiras e a perseguição dos/as imigrantes indocumentados/as, tornaram-se as palavras de ordem das políticas migratórias na EU, como bem o demonstram a Directiva das Expulsões e o Pacto Sarkozy. Em tempo de crise, o/a imigrante tornou-se um bode expiatório, uma receita populista, conveniente para atrair votos e fazer os votantes esquecer os falhanços das políticas económicas e sociais».
Posted by
Daniel Melo
at
14:44
0
comments
Labels: cidadania, Fórum Social Mundial, manifestação, Manifesto por uma outra política imigratória europeia, política de imigração, terceiro sector, UE, xenofobia
sexta-feira, 1 de maio de 2009
Um bom 1.º de Maio para todos!
Posted by
Daniel Melo
at
00:01
2
comments
Labels: 1º de Maio, arte, iconografia, manifestação
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Put People First!
Nesta manifestação londrina estiveram c.35 mil cidadãos de todo o mundo (vd. cartaz em cima). Foi um evento alternativo à cimeira do G20, organizado pela Put People First!, plataforma de ONG's internacionais.
O protesto foi pacífico, embora tenha havido incidentes no fim, já amplamente relatados. Morreu uma pessoa, Ian Tomlinson, a polícia diz que por ataque cardíaco, aguarda-se a autópsia. Depois disso, sucederam-se vários outros protestos em Londres, com novos incidentes. Também em Estrasburgo, a cimeira da NATO foi recebida com protestos, parte deles violentos.
A «nova ordem» à la Brown começa com muita pompa, alguns novos rostos (destacando-se Obama, claro), mas também com as multidões na rua. E as vozes vão-se ouvindo (e desvelando) pelos media que ainda descem às ruas para escutar os cidadãos comuns. «0% interest on others» e «We won't pay for their crisis» são outros dos slogans mais comuns. Sobre o lado indefinido duma das principais medidas do G20 ver este cartoon de Steve Bell.
Posted by
Daniel Melo
at
01:08
2
comments
Labels: Alterações Climáticas, alternativa política, blogues, cimeira G20, desigualdades, globalização, Justiça, manifestação, media, protestos, terceiro sector
sexta-feira, 13 de março de 2009
Andar a pé faz bem à saúde... e ao ambiente!
Com o tempo soalheiro que faz, aproveite-se a boleia deste desfile pelas avenidas centrais de Lisboa, que juntará seguramente muitos milhares de peões.
Posted by
Daniel Melo
at
00:13
0
comments
Labels: democracia, Esquerda plural, manifestação, política de desenvolvimento, política económica, política social, sindicalismo
domingo, 12 de outubro de 2008
Por uma Europa hospitaleira
Este é um post de divulgação duma acção de protesto em Lisboa contra o reforço da Europa fortaleza, por uma Europa hospitaleira, que saiba acolher para além dos turistas (vd. aqui). O cartoon foi escolhido por mim."JORNADA DE ACÇÃO
Nos dias 15 e 16 de Outubro, o Conselho Europeu reunirá os chefes de Estado e de governo dos 27 para ratificar o "Pacto Europeu sobre Imigração e Asilo", aprovado no conselho de ministros realizado a 25 de Setembro. O Pacto proposto por Nicolas Sarkozy, no contexto da presidência francesa da União Europeia, visa definir as linhas gerais da UE nesta matéria e assenta em cinco pontos fundamentais: organizar a imigração legal, priorizando a adopção do “cartão azul”, para recrutamento de mão-de-obra qualificada; facilitar os mecanismos e procedimentos de expulsão e estabelecer nesse sentido parcerias com países terceiros e de trânsito; concretizar uma política europeia de asilo; reforçar o controlo das fronteiras; proibir os processos de regularização colectiva.
Posted by
Daniel Melo
at
01:45
0
comments
Labels: cartoon, cartoonista Banegas, imigração, manifestação, política de imigração, terceiro sector, União Europeia, xenofobia
sexta-feira, 2 de março de 2007
Entre a OPA sobre o CDS e a derrota de Belmiro...
...manifestou-se nas ruas de Lisboa um pequeno bando de privilegiados.
Posted by
Renato Carmo
at
20:48
3
comments
Labels: manifestação, trabalhadores






.jpg)

