Mostrar mensagens com a etiqueta anarquia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta anarquia. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 4 de junho de 2008

(A propósito da Amy) To Zèd with luv

Let us put our trust in the eternal spirit which destroys and annihilates only because it is the unsearchable and eternally creative source of all life. The passion for destruction is also a creative passion!
Michael Bakunin: Reaction In Germany (1842).
Há uma triologia de Tom Stoppard intitulada The Coast of Utopia, onde Bakunin é uma das personagens mais interessantes.
Seguem duas quotes de Bakunin anti-marxistas:
"They [the Marxists] maintain that only a dictatorship—their dictatorship, of course—can create the will of the people, while our answer to this is: No dictatorship can have any other aim but that of self-perpetuation, and it can beget only slavery in the people tolerating it; freedom can be created only by freedom, that is, by a universal rebellion on the part of the people and free organization of the toiling masses from the bottom up." (...) anarchism or freedom is the aim, while the state and dictatorship is the means, and so, in order to free the masses, they have first to be enslaved.
Mikhail Bakunin, Statism and Anarchism

quinta-feira, 17 de maio de 2007

La Démocratie du Sandwich

Nota prévia: este post provavelmente é compreensível apenas para os padeçam ou tenham padecido de uma patologia denominada Seinfeldependência, ou requer no mínimo que estejam familiarizados com esse síndrome.
A Boulangerie Moderne (16 rue des Fossés de Saint Jacques, 5émé arrondissement, na realidade é na place de l'Estrapade) é uma padaria em Paris, que se dedica principalmente a vender sanduíches ao almoço. Escrevo este post porque a Boulangerie Moderne é verdeiramente o oposto do The Soup Nazi. Sendo rigoroso, em Sein-Language é a versão Bizarro World do Soup Nazi (mais sobre o Bizarro World aqui).
No Soup Nazi (também tem direito a uma entrada na Wikipedia) para que o serviço se faça de forma ordeira e eficaz o Chef estabelece uma série de regras draconianas a que os clientes têm de se submeter: respeitar a fila, fazer a encomenda de forma expedicta quando chega a sua vez, avançar para a caixa depois de fazer a encomenda, ter o dinheiro pronto etc... Quem não respeita estas regras é severamente punido. Na Boulangerie Moderne é totalmente o oposto. Não são excelentes sopas que se vendem, são magníficas sanuíches (e.g. Sicilian Poulet). As regras de conduta para um serviço ordeiro e eficaz não são ditadas pelo Chef antipático e autoritário, logo à partido porque não há um Chef antipático e autoritário mas três simpatissímas senhoras a atender os clientes. As regras de conduta existem mas não estão escritas em lado nenhum, é um código ético tacitamente aceite pelos clientes (quase todos habitués): 1) entra-se pela porta à direita, ou faz-se fila no exterior se for caso disso; 2) mais ou menos depois de se ter passado um metro da porta virá uma das senhoras solicitamente perguntar ao cliente o que deseja, é nesse momento deve ser feita a encomenda; 3) o pagamento é feito logo após a ecomenda; 4) caso seja necessário esperar que a sanduíche seja aquecida, o que é quase sempre o caso, e é neste ponto que podem ocorrer mais perturbações à ordem pública devido à escassez de espaço (a padaria é sobre o comprido, basicamente um corredor estreitinho de uma porta à outra), há um mini balcão do lado da janela, mais parece um parapeito, ao qual o cliente se deve encostar enquanto espera que a sua sandes esteja pronta, se o balcão estiver completamente ocupado a solução de recurso é encontrar um cantinho na esquina junto à caixa; 5) uma vez servido o cliente deve sair o mais rapidamente e graciosamente possível, sem pisar os demais clientes.

Nunca ninguém foi punido por desrespeitar estas regras. Muito menos as simpáticas senhoras ao balcão alguma vez fizeram reparos quanto à conduta dos clientes. O mais que pode acontecer é a quem entra pela porta da esquerda não ser servido porque a sua vez nunca chega. Não que isso seja intencional mas por uma simples falta de referencial (é o que se chama a coacção passiva). Claro que por exemplo uns jovens turistas alemães, que não estejam familiarizados com o código de conduta, terão tendência a colocar um sem-número de questões antes fazer a sua encomenda, e colocar-se no meio do corredor enquanto esperam pelas suas sanduíches, impedindo o normal fluxo dos demais utentes do serviço. A prática corrente neste tipo de situações é a da mais pura tolerância, espera-se pacientemente que os prevaricadores abandonem o local, depois de servidos, para que a vida regresse à normalidade. Há também uma prática instituida de tolerância relativamente aos compradores-de-baguetes-à-hora-de-almoço, considera-se razoável que passem à frente de toda a gente na fila e saiam rapidamente, por vezes tolera-se até que entrem pela porta da esquerda. No final de contas chega-se à conclusão que na versão Bizarro World do Soup Nazi a coisa funciona também de forma ordeira e eficaz, a qualidade do serviço e do produto são excelentes, e porventura a experiência é mais agradável (bizzarre...).

P.S. - Depois de escrever isto assalta-me uma dúvida: o título do post não deveria ser antes "L'Anarchie de la Sandwich"?