segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Votos, contos e etiquetas

Bem avisado estava o André Belo quando, algures em 2007, nos desafiou para cuidarmos da indexação no blogue: é que, neste momento, se quisermos adicionar novas etiquetas (labels), o Blogger não deixa e avisa-nos disso mesmo (ademais, corre-se o risco de perder parte do post que se está a escrever...). Chegámos ao máximo permitido: duas mil etiquetas!!
Como faz sentido termos uma folga de espaço para futuras etiquetas, dou o tiro de partida e vou eu próprio fundir e cortar algumas das muitas com que inundei a lista indexante. Começo com as etiquetas dedicadas a cartoonistas individuais. Neste post, colocarei (em baixo) todos aqueles que homenageei neste blogue, através de pequenos textos, imagem e/ou link(s).
De todos eles há um que merece ficar à parte, pois é o único que foi convidado pessoalmente e só aqui publica, aceitou partilhar as suas ideias e opiniões de modo regular sobre a forma de cartoon, assim valorizando o blogue e a blogosfera portuguesa: falo de GoRRo, a quem tenho o prazer de convidar e desafiar desde os tempos do blogue Fuga para a Vitória. Nem sempre concordo com a sua abordagem (e ainda bem!), mas sei que tenta sempre ir mais além. Com risco, desassombro, inteligência e um estilo inconfundível. Não há ninguém que faça cartoon como ele, seja em termos de enfoque, seja de desenho, seja na forma de apresentação, sempre de modo deliberadamente improvisado e exclusivamente para este media especial que é a blogosfera. Por tudo isto, criei uma caixa à parte, na coluna da direita, intitulada «Convidado especial», logo a seguir à caixa/ menu «Peões». Os restantes cartoonistas, além de figurarem no presente post, também poderão ser apreciados na antiga etiqueta «cartoon». Abro também outras 2 excepções, para cartoonistas com mais de 2 posts e que são só 2: Siné e Mel Calman, que manterão a sua etiqueta individual (por ora, pelo menos).
E aqui fica o repto para os restantes bloggers: se puderem, toca de fundir etiquetas!
Na imagem: cartoon de GoRRo, que encerra a série «Por dentro».
*
Lista de cartoonistas referidos neste blogue até hoje:
>Abdulla-Assaad (I)
>André Carrilho (I)
>Andy Singer (I)
>Ann Telnaes (I)
>Antero (I; II)
>Banegas (I; II)
>Boris Yefimov (I)
>Charles Barsotti (I)
>Dan Lietha (I)
>David Horsey (I; II)
>Dj Mellow (I; II)
>Don Wright (I)
>GoRRo (73)
>Henrique Monteiro (I)
>Jack Ohman (I)
>Johnny Hart (1931-2007) (I; II)
>João Abel Manta (I; II)
>Khalil Bendib (I)
>Latuff (I)
>Leal da Câmara (I)
>Major Alverca (I)
>Marco Biassoni (I)
>Marshall Ramsey (I)
>Martirena (I)
>Mel Calman (8)
>Miel (I)
>Mordillo (I)
>Nick Anderson (I)
>Paz (I)
>Peter Brookes (I)
>Quino (I)
>Rogelio Naranjo Ureña (I)
>S. Harris (I)
>Sergio Langer (I)
>Siné (3)
>Steve Breen (I)
>Steve Sack (I)
>TD (I)
>Tom (I)
>Tute (I)
>Zé dalmeida (I)