quinta-feira, 12 de junho de 2008

40 anos de “Beggars Banquet” e “Jumping Jack Flash”

Esta é a capa original que os Stones queriam. Mas....
foram vencidos pela gravadora que optou por esta.

O
ano de 1968 foi muito fértil para a música pop internacional. Depois do lançamento do “Their Satanic Majesties Request” (1967) - uma frustrada viagem de Mick Jagger, Keith Richards, Brian Jones, Bill Wyman e Charlie Watts ao psicodelismo -, os Rolling Stones lançam, em 1968, o LP “Beggars Banquet”, um dos grandes discos que completam 40 anos neste 2008, junto com o single “Jumping Jack Flash(veja aqui o vídeo).


2 comments:

Nunes disse...

Ainda tenho em vinil a edição de capa branca. Guardo-a religiosamente, embora a outra capa seja bem melhor. O disco é uma maravilha. Para além das grande canções, algumas famosas (Devil, Street Fighting Man), outras não tanto (Stray Cat Blues, Salt of the Earth, No Expectations), destaco a omnipresença da guitarra acústica do Keith Richards. Consta ter sido gravada directamente para um gravador de K7s e por isso tem aquele som meio sujo mas tremendamente agressivo que dá pedigree ao disco.

Sappo disse...

Olá, nunes.

Também tenho a mesma edição de capa branca. A história da capa branca foi uma jogada comercial da gravadora, que pensando nas vendas de Natal, resolveu mudá-la para imitar um convite de luxo, além de querer "alfinetar" os Beatles pelo “álbum branco”. Já a regravação em CD foi lançada com o que seria a capa original. Quanto à guitarra de Keith Richards não tenho essa informação. Só sei te dizer que as gravações originais foram levadas pra Los Angeles, onde foram mixadas somente com a presença de Keith e Jagger.