segunda-feira, 16 de abril de 2007

Está demonstrado cientificamente: os humanos têm motivações igualitárias

Talvez o título do post esteja algo exagerado, ou talvez não (pequena provocação para animar o debate). Um grupo de investigadores americanos publicou na revista Nature a semana passada um artigo científico em que tentam abordar as motivações humanas para o comportamento cooperativo. Para quem quiser ler o dito artigo, pode ir ao lado b deste blogue. Para estudar a questão os investigadores elaboraram um jogo em que os jogadores são recompensados em dinheiro pelos seu comportamento. Já tinha sido demonstrado com este tipo de abordagem que os individos tendem a adoptar comportamentos cooperativos, e quem não adopta comportamentos cooperativos é punido pelos restantes jogadores. Os jogos são concebidos de modo a que isso seja possível. Simplesmente não foi possível determinar anteriormente se as motivações eram egoistas (porque os comportamentos cooperativos eram recompensados indirectamente ao melhorar os rendimentos da comunidade) ou por puro altruismo, ou seja um real desejo de igualitarismo. Neste trabalho o jogo não recompensa o comportamento cooperativo, os jogadores podem melhorar o piorar os rendimentos dos outros, e tanto um como outro comportamento têm custos para o individuo. Os rendimentos iniciais são distribuidos aleatoriamente por um computador, e os jogadores sabem os ganhos uns dos outros. Observou-se que sistematicamente os jogadores tendem a retirar rendimentos aos que têm mais ganhos e tendem a dar aos que têm menos ganhos. Isto mesmo perdendo dinheiro ao fazê-lo. Note-se que este comportamento é tão mais acentuado quanto maiores são as desigualdades. O artigo consegue excluir uma série de motivações possíveis: sentimentos pessoais (um jogador não sabe quem são os outros), retaliação (os mesmos jogadores não se encontram duas vezes), inexperiência (o comportamento mantém-se ao longo do tempo) ou tentativa de agradar ao observador (são dadas várias alternativas de escolha ao jogador, ele não sabe o que "é esperado" de si). Este estudo detecta também que o simples facto de um indivduo ter mais rendimentos do que a média, desperta nos outros emoções negativas.
Os autores concluem que os individuos têm uma motivação genuinamente altrutista, uma vontade de igualitarismo, para adoptar comportamentos cooperativos.

The evidence here indicates that social inequality arouses negative emotions that motivate both the reduction and augmentation of others' incomes. This finding supports research that indicates humans are strongly influenced by egalitarian preferences. Furthermore, the results distinguish between models of inequality aversion: models that specify which players' incomes will be altered for egalitarian reasons capture subject behaviour better than models that do not. Finally, the results are also consistent with the punishment of non-contributors and the reward of contributors in public good games. Although concerns for equality are clearly not the only motive for human behaviour in these contexts, our results suggest that egalitarian motives may underlie strong reciprocity and, thus, play an important role in the maintenance of cooperation.


A caixa dos comentários está aberta para quem quiser contestar este artigo (de preferência depois de o ter lido).

4 comments:

Samir Machel disse...

"motivação genuinamente altrutista, uma vontade de igualitarismo"

O igualitarismo nao é necessariamente altruista.

Dito isto, concordo com esta visao positiva sobre as pessoas, cada vez mais raro num mundo cinzentao que se preocupa mais em justificar a imobilidade do que propor mudancas.

Abraco,

Samir

gdsantos disse...

Sim, julgo que a última década tem produzido toda uma série de trabalhos sugerindo que o trabalho do famoso príncipe russo anarquista, Petr Kropotkin, sobre altruismo e cooperação não era assim tão utópico quanto isso.

Estamos cada vez mais a pôr 'on hold' a guerra hobbesiana do 'todos contra todos'. A selecção natural entre os humanos tb produz cooperação e altruísmo.

Zèd disse...

"O igualitarismo nao é necessariamente altruista."

é verdade, e é esse é um dos aspectos deste artigo, conseguem distinguir um igualitarismo egoista do altruista. os resultados indicam que os comportamentos cooperativos têm motivações altruistas.

"A selecção natural entre os humanos tb produz cooperação e altruísmo."

Eu diria mesmo que muito provavelmente a selecção natural não apenas produz, mas favorece, comportamentos cooperativos e altruistas.

Samir Machel disse...

Para provocacoa, falta aqui sao os provocados...

:)

Inté