sábado, 14 de abril de 2007

Quero sair do impasse...

... e entrar no admirável mundo novo das declarações electrónicas!

Quando em Janeiro de 2005 mudei de casa para um empreendimento novo, entre o final do Eixo Norte-Sul e a Avenida Padre Cruz, na freguesia do Lumiar, a minha rua não tinha nome. A morada que os CTT aconselhavam era: Impasse A2, à Rua Frederico George. Nos meses seguintes, telefonei e enviei mails à Divisão de Toponímia da CML a perguntar quando davam nome à minha rua. Passado quase um ano, fomos informados, também pelos CTT, que a designação definitiva era Rua Francisco da Conceição Silva. Porém, até hoje, não foi colocada qualquer placa toponímica no local (estamos à espera da campanha eleitoral?).
Há uns dias tentei declarar o IRS pela Internet. Quando pedi a senha, surgiu-me uma mensagem que inicialmente não percebi. Algo como: a morada que introduziu não corresponde à sua morada fiscal, dirija-se à sua Repartição de Finanças. Ora eu, logo em Janeiro de 2005, tinha mudado o meu domicílio fiscal para o 11.º Bairro (Lumiar). A morada que tinha inserido no formulário electrónico estava correcta!
Abreviando: para as Finanças a minha morada continua a ser "Impasse A2, à Rua Frederico George". A CML nunca informou as Finanças da atribuição de nome à minha rua ou as Finanças numa actualizaram a morada dos contribuintes que aqui moram. No microsoft office é tão fácil ("localizar", "substituir todos"). Será que a base de dados das Finanças não dispõe dessa funcionalidade?
O que me parece absolutamente lamentável e absurdo é não haver comunicação entre a Divisão de Toponímia da CML e as Finanças (apenas os CTT parecem estar bem informados). Pelos vistos é suposto que seja eu, contribuinte, a deslocar-me à Repartição de Finanças do Lumiar para informar que quase um ano depois de aqui residir sai do impasse (para efeitos postais) mas, passados dois anos, continuo num impasse para efeitos fiscais. Logo, excluída de todas as potencialidades da Sociedade da Informação.
Moral da história: devemos ganhar competências informacionais (fazer reclamações/sugestões por mail; utilizar os serviços on-line; preencher a declaração do IRS através da Internet) para perceber quão longe estamos de uma eficiente Administração/Governo electrónicos.

A minha rua, com nome próprio, no Lisboa Interactiva.

0 comments: