segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Fórum Social Mundial de Belém: “um outro mundo é possível”.

Print Com o lema “Um outro mundo é possível”, acontecerá entre amanhã e 1º de fevereiro, em Belém, o Fórum Social Mundial 2009 (FSM). Criado pra ser um contraponto a Davos, o FSM não tem caráter deliberativo. É uma tribuna livre e apartidária, não governamental, onde se pretende estimular de forma descentralizada o debate, a reflexão, a formulação de propostas que sirvam de alternativa ao modelo neoliberal e neocolonial por aí existente. O evento é norteado pela troca de experiências entre organizações e movimentos interessados na construção de um mundo mais democrático, solidário e justo, apoiado em instituições plenamente democráticas, em busca da justiça social, da igualdade e da soberania dos povos, com respeito aos direitos humanos universais e ao meio ambiente.

A escolha de Belém foi motivada por estar localizada na região Pan-amazônica, com o objetivo de chamar a atenção da mídia e da população mundial para a urgência dos problemas da região, como a destruição socioambiental (desflorestamento, ocupação não-sustentável e etc...). No dia 28, segundo dia do FSM, ocorrerá o Dia da Pan-amazônia (veja aqui), cujo tema será “500 anos de resistência, conquistas e perspectivas afro-indígena e popular”. A programação será composta por debates, cerimônias, plenárias e qualquer outra forma de interação. A Pan-amazônia é composta por Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e Guiana Francesa, ou seja: a mais rica biodiversidade desta Terra moribunda e sufocada pelo CO2.

Além das atividades políticas, sociais, artísticas e culturais (veja aqui programação cultural), o FSM deste ano traz uma ótima novidade: reunirá cientistas e intelectuais, oriundos de vários países. Será a primeira edição do Fórum Mundial da Ciência e Democracia. Aqui toda a programação.

Programação geral

27/01 –Marcha de abertura (tarde).

28/01 – Dia da Pan-amazônia: “500 anos de resistência, conquistas e perspectivas afro-indígena e popular”. Este dia será dedicado a levar ao mundo as vozes da Amazônia e se constituirá de diversas atividades, como testemunhos, conferências, além de celebrações e mostras culturais.

29 a 31/01 – Demais atividades auto-gestionadas.

1/02 – Encerramento do FSM 2009, com ações descentralizadas e auto-gestionadas onde serão apresentados os acordos e alianças construídos no decorrer do FSM e celebração geral de encerramento.

Fonte e outras informações e programas completos.

0 comments: