A partir de hoje a Bolívia se declara território livre de analfabetos e se converte no terceiro país latino-americano a erradicar o analfabetismo, depois de Cuba (1961) e Venezuela (2005).
Esta proeza foi ratificada pela Unesco e realizada num período recorde de quase três anos (tempo em que Evo Morales está no poder), quando o país passou de 15% para menos de 4% de iletrados. Este é no número que a Unesco considera para declarar qualquer nação alfabetizada.
A alfabetização foi realizada com o método audiovisual "Yo, sí puedo" ("Sim, eu posso"), elaborado por educadores cubanos do Instituto Pedagógico Latino-americano e Caribenho e aplicado na Bolívia desde 2006. Depois da Bolívia, o "yo, si puedo" será aplicado no Paraguai e na Nicarágua. E o Brasil como é que fica, hein sr. presidente Lula?. Mais aqui (português) e aqui (castelhano).
2 comments:
antes fosse um programa de alfabetização, mas o verdadeiro objetivo é motivar atraves de uma alfabetização ideológica, a luta de classes. Se é isso que o Brasil anda procurando... boa sorte
Bem, caro anônimo brazuca, pelo menos as pessoas apreendem assinar os seus verdadeiros nomes com o tal programa.
Enviar um comentário