quinta-feira, 25 de março de 2010

Wallerstein: o capitalismo colapsa e duas alternativas confrontam-se

A conferência que o cientista social Immanuel Wallerstein deu ontem em Lisboa (e aqui anunciada) já está disponível em linha, para quem esteja interessado em ouvir este grande pensador dissertar sobre a evolução do sistema-mundo desde 1945, o ocaso em curso do capitalismo e as duas saídas possíveis e antagónicas que presentemente se digladiam.
PS: resumo da aula magistral aqui.

2 comments:

grafismo disse...

Sobre a imagem das ondas.
Não vi o vídeo da (nem assisti à) "aula magistral" mas assim de repente apetece perguntar: o que é que poderá dizer um gráfico, como o que aqui foi posto, que nem sequer indica o que mede? Para começar uma conversa que use imagens de curvas o mínimo a exigir é que os eixos (por exemplo o vertical) indiquem as unidades.
Porque é que no 'Peão' se promove este tipo de representação ou de estória?
Esta imagem de Ondas de Kondratieff reproduzida pelo Daniel Melo é ainda reveladora doutros problemas desses modelos de ilustração da dinâmica do(s) capitalismo(s) e que pouco de investigação histórica séria têem na base: escolhem-se umas máquinas ou indústrias ou até "tecnologias", desenham-se umas ondas quando se quer falar usando quantidades, e nada ou muito pouco se especifica sobre escala espacial (normalmente confinada a algum agregado de economia nacional que estará na crista duma das ditas ondas e arrastará todo o tal 'sistema-mundo' na sua espuma).
O ocaso, esse, suspeita-se, nunca há-de ser (re)conhecido se nos deixarmos levar acriticamente na maré se saberes assim construídos.

Daniel Melo disse...

caro grafismo:
usei este gráfico porque era aquele que era menos confuso entre os disponíveis na net sobre os ciclos de Kondratief. Para se saber mais sobre os mesmos recomendo uma ida à internet, onde há milhentas análises sérias sobre o tema.
Kondratief é um autor muito seguido pelos economistas, de distintas escolas.
E Wallerstein, idem, abrangendo até mais ciências sociais. Mesmo os estudiosos das correntes liberais que o abordam, concordam com grande parte da sua análise. Nada mau, não é?

Este é um gráfico mais do jeito 'diagrama' do que propriamente um desses que indica rigorosamente as quantidades.
E não, não é sobre economia nacional, é sobre a economia do sistema-mundo, cujo conceito Wallerstein desenvolveu ao longo de décadas de estudos, e que argumentou e sustentou em parte dos livros que falo no post. Ok?

É o problema de quando se pretende comentar "assim de repente". Tudo parece uma brincadeira, uma fantasia. Mas não é. É bem real!