terça-feira, 2 de março de 2010

O elogio da ilustração de livros

Arrancou há dias a IV Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, em Lisboa, no Museu da Electricidade. Há uma dupla motivação para a sua visita: os autores expostos são muito bons e o espaço está muito bem aproveitado.
Antes da mostra internacional, têm direito a destaque o ilustrador e designer alemão Wolf Erlbruch e a argumentista portuguesa Luísa Ducla Soares, que tem os seus 100 livros disponíveis nas pontas dum mega-sofá em cruz. Entre 1600 candidatos foram selecionados 150 trabalhos. A mostra finda a 4 de Abril.
O Prémio Ilustrarte 2009 foi atribuído à belga Isabelle Vandenabeele, além de menções especiais a Martin Jarrie, Alessandra Panzeri e Alessandro Lecis. Sempre me desgostaram as menções especiais. Se querem prestar reconhecimento atribuam um prémio, nem que seja de prata ou de bronze, como se faz no desporto. Mas, sobretudo, o que me desgostou foi o verificar que o trabalho do francês Martin Jarrie é bem superior ao da belga, que foi sobrevalorizado devido à técnica utilizada. Também não se percebe a ausência de livros dos seleccionados para venda ao público.
O imaginário surrealista e o talento torrencial de Martin Jarrie dão-lhe um lugar à parte, mesmo nesse meio de grande qualidade que é o dos actuais ilustradores de livros.
Ainda assim, a mostra vale a visita, sem dúvida. Imagens das ilustrações aqui e da 'envolvente' aqui.
Para quem quiser continuar a ver ilustrações, recomendo o blogue La maison est en carton.

1 comments:

Anónimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.