quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Agatha Christie

faria hoje 120 anos. Fiquei a saber pela homenagem do Google, em que o G até ostenta um bigodinho à Poirot.
Este Verão foi a «memória arqueológica», Na Síria, que me acompanhou nas viagens de avião; noutros Verões, mais juvenis, os seus livros enchiam as intermináveis horas que era preciso esperar entre o almoço e o mergulho seguinte, de crime.
Na Síria, Agatha Christie faz um espirituoso relato das expedições arqueológicas em que acompanhou o marido nos anos 30 do séc. XX. Desde as primeiras páginas que descrevem os preparativos, as compras na «Secção Tropical», ou os tormentos da viagem, «o meu intelecto fica sempre diminuído pelas travessias marítimas», p.35, ou mais à frente quando descreve a vivência do Médio Oriente e o quotidiano das escavações, até o regresso ao conforto de Paris, a escritora mantém um delicioso tom sardónico de viajante que raramente se deixa deslumbrar, mas que, ao mesmo tempo, reconhece «que foi um modo de viver muito feliz», p. 281.

4 comments:

Joana Vasconcelos disse...

Gostei, Sofia! Da evocação da Agatha Christie, que me escapou por completo e, sobretudo da referência ao Na Síria ... sabes que aqui há dias, num dos meus trajectos de carro, ia dividida entre uma conversa com a Madalena e a Radar, que tenho sempre ligada ... estava a dar aquela rubrica chamada Tira-Linhas, em que lêm textos sempre muito bem escolhidos (e para mim normalmente desconhecidos)e o que comecei a ouvir captou por completo a minha atenção: o trecho era uma delícia de ironia e perspicácia, com escavações arqueológicas à mistura. Causei quite an impression na minha filha ao declarar que "isto só pode ter sido escrito pela Agatha Christie", o que foi confirmado um minuto depois pela locutora ... Só não consegui apanhar de onde saira tal texto: now I know! Um beijo

Sofia Rodrigues disse...

Olá Joana, ainda bem que gostaste. Na Síria é mesmo uma boa leitura. E, já agora, a que horas passa essa rubrica Tira-linhas, sabes? É que eu sou uma emperdenida ouvinte da Antena 1.

Paula Tomé disse...

Tb gostei! O doodle está giro e quando o vi comprei uma caixinha com quatro filmes que espero nos tragam muita alegria quando fica de noite às 3 da tarde! Já para o mês que vem, portanto e durante mnuitooo temmmpo...

Joana Vasconcelos disse...

Hello Sofia, o tira-linhas passa normalmente pelas 15.30. Não sei se repete, mais tarde. Sempre ouvi muito rádio, mas ultimamente andava perdida, exasperada com TSF, RFM, Mega e por aí fora .. O Diogo, meu amigo e colega de blog, já me tinha falado na Radar. Depois deste lindo post dele (http://www.etudogentemorta.com/2010/03/os-dias-da-radio/)decidi finalmente experimentar - e estou desde Março no céu. É a combinação perfeita de musica indie (que sempre adorei) com rockadas valentes (esta semana foram doses imensas de Led Zeppelin, benza-os Deus) e rubricas culturais como este Tira-Linhas ou o Fala com Ela (ondem excelente entrevista com a Lia Gama, mas tb gostei do Luxúria Canibal há tempos). Experimenta.