sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Da balda aquática, glu, glu, glu

Em Agosto, meio Portugal vai a banhos, o outro meio avia-se em terra. Com isso, os serviços públicos ficam a meio gás (cof, cof, é um eufemismo, bem sei).
Para os que ficam, por ex. em Lisboa, este mês tem um encanto especial. Pode-se andar à vontade, tanto de carro como nos transportes públicos e nas ruas; os restaurantes, cafés e bares estão à nossa disposição, mais calmos e sem esperas; há via aberta para ir às praias circundantes. É o momento ideal para tratar de burocracias e assuntos pendentes.
Mas como não há bela sem senão, muito coisa entrava. Por isso, não é debalde nem de balde que vos venho falar, mas sim duma balda aquática que confirmei em Lisboa. Para quem gosta de natação e não quer derreter o seu cacau, restam-lhe as piscinas municipais, um equipamento qualificante. Aqui chegados começa a encrenca: é que ninguém sabe quais estão abertas, de facto. O site da CML diz uma coisa, in loco é outra (para certos casos), e depois há os 'imprevistos' (cof, cof, novo eufemismo). E o que são os 'imprevistos'? É, por exemplo, ir a uma piscina que deveria estar a funcionar (Vale Fundão, Chelas, hoje) e constatar in loco que tinha um problema (na água? a resposta foi vaga), problema esse que durava há dias mas omitido no site e sem ser do conhecimento dos funcionários das outras piscinas (Ameixoeira, por ex.). Ademais, a do Rego tem os duches só com água quente (uma só torneira) no Verão, diz que já foi chamado «o técnico», será que teve um achaque súbito? Mistérios...
Já em 2006 houve bronca, na altura denunciada pelos actuais vereadores Helena Roseta e Sá Fernandes (sobre isso escrevi aqui). Resta agora esperar que Sá Fernandes resolva este tipo de problemas, i.e., que o site seja diariamente actualizado, que haja duches 'normais' no Rego, que todas as pisicinas tenham os horários das restantes afixados e transmitam às restantes informação quando não estiverem a funcionar em condições. É pedir de mais?
Nb: imagem da piscina municipal mais bonita, pelo interior e pelas vistas (é a de Vale Fundão).

0 comments: