quinta-feira, 6 de maio de 2010

Descoberto o Neandertal que há em nós...

O debate durou anos: o homem moderno (nós) e o Homem de Neandertal, hoje extinto, ter-se-iam cruzado e procriado juntos – ou não? Hoje a questão foi definitivamente arrumada pela genética, com a publicação na "Science" do primeiro rascunho do genoma dos Neandertais. A resposta? Sim!

4 comments:

jrd disse...

(Para ler se tiver tempo e paciência)

Anda por aí um à solta:

http://bonstemposhein.blogspot.com/2007/05/um-neanderthal-do-nosso-tempo.html

LOCO GATO disse...

Má ciência, num feito tecnológico notável

O feito de Paabo et al. é notável. Mas está a excluir a possibilidade das neandertais que sequenciou terem elas próprias DNA de Homem moderno. Onde é que ele tem provas de elas serem "puras"? A morfologia óssea, no pouco que sobreviveu, não permite tirar conclusões sobre isso. Quando no artigo se escreve «sempre dos Neandertais para os humanos actuais e não em sentido oposto» está-se a fazer uma suposição extremamente temerária, e aliás provavelmente errada. O relativo afastamento dos africanos actuais indicia precisamente que até deveria já existir *muita* introgressão genética de humanos modernos, eurasiáticos, nas neandertais que foram sequenciadas.Mas quando se trata de poder fazer afirmações bombásticas, vale tudo. É pena ele manchar um magnífico trabalho com esta distorção.

Esclareço:

É má ciência porque interpreta mal os factos. Ou distorce-os (é o que eu acho) para lhes dar um falso brilho de afirmação revolucionária. Atitudes propagandistas como a de Paabo podem dar-lhe notoriedade pessoal a curto prazo mas acabará por revelar-se como essa atitude é danosa para todos os que apoiam o avanço científico. Basta ver os comentários dos criacionistas a este artigo para perceber como espreitam por qualquer escorregadela da ciência para denegri-la. Já conheço o trabalho de Paabo há vários meses, é notável pela maneira brilhante como conseguiram obter estes dados; não sabia até hoje, é que queriam fazer destes resultados uma plataforma para o estrelato. Pelo menos eu vou começar a estar mais na defensiva em relação a Paabo. O futuro confirmará o que eu estou a dizer. Muitos colegas cientistas dirão o mesmo.

Daniel Melo disse...

caro jrd, esse tipo de 'exemplares' parece ser mesmo o fim da linha dalgum ramo perdido...

Daniel Melo disse...

caro Loco Gato, limitei-me a divulgar uma notícia que me parecia ser de interesse.
Já quanto à validade ou não dos seus resultados, é bem-vindo todo o debate científico que sirva para aclarar ideias e refutar outras que estejam erradas.
À semelhança do carbono 14, este também seria um método inquestionável. Estou a ver que não... entretanto, cá esperamos pelo debate na academia. E que tenha tanto destaque como esta revelação.