sexta-feira, 21 de maio de 2010

Desenvolver a mente através do jogo


Chamam-se "jogos de tabuleiro" e estimulam processos mentais equivalentes aos da prática matemática. Por isso ajudam as crianças a usar a cabeça com prazer. Quem disse que uma boa actividade intelectual tem de ser chata?


Assim começa o apelativo texto «Jogar com a cabeça», de Rita Pimenta. Como o acesso ao resto é só para subscritores, deixo aqui as referências dos jogos e links de livre acesso. Além de lista de livros com truques de magia e outras maravilhas!

1) jogo do semáforo (um jogo do galo maiorzito...)
2) lobisomens d'Aldeia Velha (para quem gosta de cluedos e afins)
3) jogo real de UR, da Babilónia (o mais antigo)
4) cartas (é isso mesmo, o velho baralho de cartas...)
5) surakarta, da ilha de Java
6) shakes up (da família do tangram, com tabuleiro, ampulheta e peças coloridas)
7) traverse (versão práfrentex do jogo das damas)

Leituras: Os matemágicos (de Jorge Nuno Silva e filhos, Apenas Livros, 3€); Jogos velhos, regras novas (João Pedro Neto, Clássica Editora, 13,50€).

9 comments:

Paula Tomé disse...

Interessante Daniel, a escola dos meus filhos acabou de fazer uma coisa engraçada com um jogo de que nunca tinha ouvido falar chamado Go, não sei se está no link para subscritores, mas aqui fica a referência http://www.britgo.org/intro/intro1.html

jrd disse...

Excelente ideia para a 'ideia'.

Daniel Melo disse...

Paula, obrigado pela dica.
Pelo que li no link que deixaste, esse é um dos mais interessantes que existe. E é incrível que se mantém apelativo, mesmo passados 3 mil anos.

Daniel Melo disse...

Já agora, uma pergunta para os dois, Paula e jrd, por mera curiosidade: qual é o vosso jogo preferido?

jrd disse...

Bem, o meu jogo preferido talvez seja o "Trivial Pursuit", mas ainda me entretenho ao "King" a feijões...

Paula Tomé disse...

4 em linha... LOL

Daniel Melo disse...

Bom, quanto a mim, não tenho um eleito propriamente, gosto de jogar vários, consoante as ocasiões: ou sueca (King foi há duas décadas e entretanto esqueci-me...), ou bisca ou póker de dados; ou trivial pursuit ou afins.
Também gosto muito de damas, xadrez (e snooker).
Também já joguei uma parte dos jogos referidos no post. Alguns outros jogos de tabuleiro estou tentado a conhecer, pois tenho algum gosto por este tipo de jogos.

Paula Tomé disse...

Voês levam isto a sério! Eu confesso que o meu interesse não se coaduna com a minha paciência, mas vou então com os miúdos a este dia dedicado ao Go e estou bastante curiosa. Acho que me esqueci de mencionar um jogo delicioso chamado Pente, tb de estratégia e absolutamente viciante.

bons temposhein disse...

Ainda a tempo. Também gosto de jogar à Sardinha...no prato.