quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Cildo Meireles e Rothko na Tate Modern

Se vierem a Londres, não deixem de visitar a Tate Modern!

A retrospectiva da obra do brasileiro Cildo Meireles é inteligente, política, sensorial e surpreendente. No vídeo excelente que acompanha a exposição, o artista fala sobre a mostra e reflecte sobre vários temas num tom simpático e despretensioso. "‘De certa forma, tornamo-nos políticos quando não podemos ser poéticos. Acho que o ser humano prefere ser poético.’

No mesmo andar está ainda a retrospectiva monumental da obra de Rothko. "O facto de as pessoas chorarem quando confrontadas com os meus quadros mostra que eu posso comunicar emoções. As pessoas que choram estão a ter a mesma experiência religiosa que eu tive quando os pintei. E se disser que gosta dos meus quadros por causa da cor, é porque não os percebeu."

A não perder. Patente ao público até Janeiro/Fevereiro de 2009.


0 comments: