sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Nós aqui em França, no combate ao racismo, estamos muito à frente dos EUA

A ministra do Interior, Michèle Alliot-Marie, anunciou esta semana a nomeação Pierre N'Gahane para Prefeito (vagamente equivalente do Governador Civil) do departamento "Alpes de Haute-Provence". Quem sabe se no afã de não se ficar atrás da Obamania reinante, e para demonstrar que em França também temos governantes negros, o comunicado do oficial faz questão de precisar que se trata do primeiro Prefeito negro da República Francesa. E vai daí os media fazem coro a anunciar a nomeação do primeiro Prefeito negro da República (Le Parisien, RTL, JDD, Le Point, Le Post, etc... etc...). Simplesmente não é o primeiro Prefeito negro, honra lhes seja feita o Nouvel Obs reparou que houve vários anteriores, N'Gahane é pelo menos o quarto. A diferença, se é que é uma diferença, é que os anteriores são oriundos das Antilhas, entre os quais se encontra uma mulher, Marcelle Pierrot (na foto), enquanto que N'Gahane é oriundo de África. E nem sequer é o pimeiro prefeito oriundo da imigração, é apenas o primeiro prefeito negro oriundo da imigração, como aliás o próprio Ministério do Interior veio rectificar. Esta pequena estória suscita-me várias questões/comentários:
- Será N'Gahane apenas uma vítima da discriminação positiva? O Ministério do Interior e próprio vêem-se obrigados a gastar o seu tempo a explicar que não, que é apenas uma questão de mérito. Se é verdade - e deixando de lado o "pormenor" do anúncio ser feito no dia seguinte à vitória de de Obama - porque razão é o Ministério do Interior quem faz questão de frisar tratar-se do primeiro prefeito negro (o que ainda por cima é falso)?
- Qual é a diferença entre negros das Antilhas e negros Africanos? Sobretudo tratando-se apenas de uma questão de mérito, para quê distinguir o que quer que seja?
- Se é por uma questão de discriminação positiva, e se é para "responder" à vitória de Obama, note-se que 1) Há uma pequena diferença entre presidente dos EUA e Prefeito dos "Alpes de Haute-Provence" 2) Obama não precisou de discriminação positiva para ser eleito presidente dos EUA.
- E como é que um comunicado do ministério aprece reproduzido por essa imprensa fora sem que a verificação dos factos mais elementares seja feita? Na circunstância apenas um facto, um só, e basta ir ver nas páginas intitucionais, há prefeitos negros actualmente em funções, e no caso de Marcelle Pierre nomeada em 2007, que não foi assim há tanto tempo e não é segredo de estado (para minha grande decepção até o Rue89 se esqueceu desse pormenor, apesar da notícia ter a qualidade habitual).
- E o que dizer do comentário da ministra da Justiça Rachida Dati: "Talvez que Obama se tenha inspirado no governo francês"?
- E o que dizer do comentário de Patrick Ollier, deputado da UMP (partido do governo): Se não houve candidatos "de cor"(sic) eleitos nas últimas eleições é "porque eles não tinham um nível à altura das eleições"?
Via Milton Dassier

0 comments: