segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O peão e a cidade

Na próxima 4.ª feira decorrerá em Lisboa o Colóquio Internacional O Peão e a Cidade/ The Walker and the City. O blogue Peão, fazendo jus ao seu nome, associa-se a esta iniciativa, apoiando a sua divulgação.
No encontro, organizado pela ACA-M, Mestrado em Risco, Trauma e Sociedade (ISCTE), PQN-COST Action 358 e Fundação Friedrich Ebert, participarão vários peritos europeus (vd. programação aqui). O local de acolhimento é o Goethe-Institut Portugal.
Na ocasião, será lançado o livro Pedonalidade no Largo do Rato: micro-poderes, de Aymeric Bôle-Richard. Esta obra foi editada pela ACA-M e teve destaque de imprensa aqui.
Aproveita-se para aqui registar a apresentação do evento:
"O encontro fortuito entre cidadãos anónimos é a pedra de toque da vida urbana. Os espaços exteriores de atracção de gente são o garante da interacção entre gerações, classes sociais e comunidades, e de construção da «coisa pública».
Por toda a Europa, as preocupações ambientais e energéticas, associadas a novas exigências de qualidade na vivência urbana, têm contudo promovido visíveis alterações nos paradigmas ideológicos que balizam o discurso e a prática da gestão urbana.
O presente Colóquio procura reflectir, numa perspectiva comparada e a nível europeu, sobre essa categoria funcional da mobilidade urbana, tão ubíqua e estigmatizada que é o «peão». Para tal, foram convocados especialistas europeus de reconhecido mérito em áreas tão diversas como a engenharia de transportes, o urbanismo e as ciências sociais.
No contexto deste Colóquio Internacional, é também promovida uma Mesa Redonda juntando investigadores e organizações da sociedade civil portuguesa, onde se procurará fazer uma avaliação da situação da pedonalidade em Portugal".

0 comments: