quinta-feira, 17 de março de 2011

Nuclear - Não tiremos conclusões precipitadas

Não que eu seja a favor do Nuclear (também não sou dogmaticamente contra), mas qualquer fonte de energia tem custos, benefícios e riscos. E o Nuclear tem obviamente riscos consideráveis. No entanto há que comparar o nuclear com as alternativas disponíveis - não esquecendo por exemplo que algumas dessas alternativas produzem CO2 o que comporta riscos importantes para o aquecimento global. Mas acima de tudo, sejamos razoáveis, tomar uma decisão sobre o nuclear em reacção à tragédia japonesa é como fazer um electrocardiograma a quem acabou de correr a maratona, vale o que vale.
P.S. - Mais uma informação interessante da Wikileaks: até no Japão houve quem avisasse que as centrais nucleares não estavam preparadas para sismos supreriores a 7 na escala de Richter.

1 comments:

Daniel Melo disse...

Concordo que não se devem tomar decisões a quente, agora, o historial de mentiras e ocultações por parte da empresa construtora da central de Fukushima só pode causar uma preocupação mais alargada. Ou seja, recear que noutras paragens possam estar pendentes situações similares, em especial relativamente a centrais nucleares construídas nos anos 70 e 80.