segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Sem um documento final, termina o FSM de Belém. O que é lamentável.

Depois de 6 dias de intensas discussões e manifestações, acabou o Fórum Social Mundial de Belém, a maior concentração de ativistas de esquerda do mundo. Eram pessoas de todas as vertentes, desde comunistas radicais, socialistas moderados, ambientalistas, grupos étnicos, GLBTs, grupos tipo "paz & amor", exotéricos, religiosos, pessoas que lá estavam sem saber o porquê e até pessoas que pensam que são de esquerda. Enfim, como falou não sei quem: foi uma “pororoca de idéias” Uma pororoca de idéias que reuniu cerca 100.000 de aproximadamente 120 países.

Como não poderia ser diferente, a pauta principal deste fórum foi orientada pela crise do neoliberalismo econômico. Mas, infelizmente, não foi produzido qualquer documento sintetizando o que lá foi dito e discutido. No enceramento, os organizadores se limitaram apenas à realização de uma assembléia, onde foram lidos manifestos sobre inúmeros temas, entre eles o conflito israelo-palestino, demarcação de terras indígenas, situação dos imigrantes ao redor do mundo e preservação da Amazônia.

Para Cândido Grzybowski, membro do Comitê Internacional, a "falta de um documento final não atrapalha o Fórum. Não queremos fazer a velha política. Na nossa Carta de Princípios está uma nova cultura política que não quer que alguém seja dirigente de alguém”, justifica ele. Ou seja, falou , falou, mas não disse nada, pois não consigo entender de como a produção do tal documento poderia interferir na liberdade de alguém (???). A falta dele é que afeta a credibilidade do evento, denuncia a sua desorganização e, pior, demonstra um total desrespeito às pessoas que lá estivaram. Pense nisso, senhor Cândido, antes de exigir seriedade de quem quer que seja. Sejamos festivos sim, mas sejamos responsévis na mesma intensidade. Com a não-produção de um documento oficial fica a imagem propagada pela grande mídia, em tom pejorativo, de que o FSM de Belém foi apenas um "Woodstock Vermelho”, oco e sem idéias. A desinformação é tão perigosa quanto a informação manipulada ou falsa.

O Comitê Organizador do FSM deverá se reunir entre hoje e amanhã para decidir os próximos calendários. Pelas decisões anteriores, no próximo ano o evento será descentralizado, com um dia de movimentação global. O esquema de sede única será restabelecido em 2011. Entre as prováveis sedes estão Estados Unidos, Oriente Médio e África. Pelo menos nesta questão espero ser informado por um documento oficial.

0 comments: