sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Uma boa campanha, por uma boa causa

Vale a pena ler este texto sobre uma iniciativa louvável e bem simples da ONU:
"Arrancou esta semana em Portugal um projecto pioneiro de solidariedade. A água embalada Earth Water é o único produto no mundo com o selo do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), revertendo os seus lucros a favor do programa de ajuda de água daquela instituição.
Ao nível nacional, a Earth Water é um projecto que conta com a colaboração [... de várias entidades privadas].
Com o preço de venda ao público (PVP) de 59 cêntimos, a embalagem de Earth Water diz no rótulo que «oferece 100% dos seus lucros mundiais ao programa de ajuda de água da ACNUR», apresentando, mais abaixo, o slogan «A água que vale água».
Actualmente morrem 6 mil pessoas no mundo por dia por falta de água potável. Com 4 cêntimos, o ACNUR consegue fornecer água a um refugiado por um dia.
«Todos os dias morrem seis mil pessoas devido à falta de água potável e destas, 80% são crianças. A cada 15 segundos morre uma criança devido a uma doença relacionada com a água»".

2 comments:

Sappo disse...

Bela notícia, Daniel.

Além de atenuar o drama de milhares de pessoas, este projeto também não deixa de ser uma forma de denunciar este flagelo que o mundo faz questão de não enxergar. E é bem melhor que a água-benta.

Daniel Melo disse...

Infelizmente, é, em grande medida, verdade.
Os media podiam e deviam fazer mais neste âmbito. Como a blogosfera também é um media, aqui estamos nós a dar o nosso singelo contributo. A acrescentar a vários posts teus de denúncia de flagelos humanitários, tanto em África como no Médio Oriente, leia-se Iraque e Palestina.