quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Falar de livros pela positiva, ou melhor, de livrarias, isso!

Para não dizerem que só falamos de livros em situações esquisitas, envolvendo pais contra livreiros e polícias investindo contra capas, etc. & tal, vamos falar de livros pela positiva. Isso. Nesta vertente, nada melhor que referir aqueles espaços que tratam bem os livros, tal como os craques tratam bem os esféricos dentro das quatro linhas. Referimo-nos a livrarias, mas não indiscriminadamente, não senhor. Falamos daquelas livrarias cujos responsáveis têm prazer no projecto, na leitura, em livros, autores e géneros fora do mainstream (incluindo o ensaio!!). Que se preocupam em tornar acolhedor o contacto com os livros (e, frequentemente, com objectos também comestíveis, como doces, salgadinhos, cafézinhos, etc.). E em animar a malta com iniciativas culturais (incluindo lançamentos de livros e palestras), intervenção cívica, com blogues próprios, etc.. Pois bem, como a conversa já vai longa, aqui ficam mais algumas, recentes, a aditar às que referimos em posts anteriores (I, II e III).

Começo pela Poesia incompleta, inaugurada no crepúsculo de 2009, para os lados de S. Bento, em Lisboa. É uma livraria só dedicada à poesia, pois, segundo o proprietário, Mário Guerra, a quantidade e qualidade da edição poética portuguesa e outra por cá editada justificava plenamente o desafio. Dentro do género tem de tudo, isto é, desde livros antigos a recentes. As novidades são anunciadas regularmente no blogue, o qual também se ocupa doutros temas, para além do horário peculiar, flutuante mas extenso (não há cá madraços, atenção...).

Segue-se a Gato vadio, situada no Porto e que já existe desde 2007, pelo menos. Também especializada em poesia (e em filosofia e em teatro e...), dedica especial atenção à intervenção cívica (e política!) e aos serões culturais complementares. O próximo serão, já em Março, contará com o incontornável Alberto Pimenta, acompanhado por César Figueiredo na leitura da 2.ª edição de Autobiographie mutuelles.

Por fim, e para não nos ficarmos só pelo litoral, aqui fica uma sugestão de visita à eborense Intensidez bibliocafé, ou, simplesmente, Intensidez. Esta livraria-cafetaria, que está aberta até tarde (10-2h), tem um espaço grande, onde acolhe as suas próprias publicações (sobretudo teatro, poesia e ensaio), realiza palestras, lançamentos de livros, tertúlias, concertos (para além da cafetaria, também elogiada). O blogue Intensidez actualiza toda a informação. Vem mesmo a tempo, para substituir a efémera Som das Letras, encerrada no Verão de 2006.

E pronto, aqui ficam 3 sugestões, em 3 cidades diferentes. Para a próxima, a ver se arranjo tempo para tomar o pulso às editoras, também elas importantes para a multiplicação dos livros (e como eles se multiplicam por cá...).

4 comments:

Nadinha disse...

Não conhecia nada disso, ainda bem que as anuncia aqui.

Daniel Melo disse...

E ainda são muitas as livrarias sem referência, apesar de já ter feito 4 posts sobre este assunto.
Estas livrarias merecem toda a divulgação oportuna que lhes possamos dar.

observatory disse...

sim srª gostei do esp+aço


obgado pela referencia


cesar figueiredo

Daniel Melo disse...

De nada. Foi um prazer.