domingo, 28 de fevereiro de 2010

Terramoto no Chile: a hora do caos

Atingiu ontem o Chile um dos 10 piores sismos da última centúria (8,8 na escala de Richter). Entre centenas de mortes, milhares de desalojados e grande prezuízo material, a desgraça só não foi maior porque o epicentro ficava distante e a grande profundidade.
Entretanto, as televisões passam imagens do 'caos' que se instalou na localidade mais atingida, Conceição, a 2.ª cidade do país, com um historial tenebroso de grandes terramotos. Pessoas a assaltar lojas e armazéns de electrodomésticos. Um repórter diz que alguém apropriar-se dum frigorífico (ou afim) é ilegítimo, é um roubo, pouco depois uma pessoa ao lado diz que o prédio onde vivia se desmoronou com a catástrofe... Noutros pontos, a própria polícia tem dificuldade em conter a horda de pessoas que procura bens para se apropriar. Tinha sido assim no Haiti, há uns meses atrás. Agora, repete-se. Como interpretar estas imagens em bruto, sem contextualização mínima?
Ainda assim, deixo-vos com uma lista dos Peores terremotos en la historia (893a.c.-2004d.c.), algumas fotos (El País) e um video. E o vosso desamparado livre-arbítrio.

3 comments:

jrd disse...

"Ilegítimas" são, também, as condições de vida, que levaram estas populações a aproveitar a calamidade para se apropriar de bens alheios.

Daniel Melo disse...

Por isso mesmo me pareceu oportuno esta reflexão.
Felizmente que as reportagens televisivas dão agora um pouco mais de tempo ao testemunho das pessoas comuns em situação de aparente assalto a lojas e armazéns, para se perceber as suas motivações e situação de vida actual. Algumas dizem que não têm nada, nem casa, nem dinheiro, nem comida. Como um homem que só pretendia levar um saco de farinha.

Anónimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.