terça-feira, 22 de abril de 2008

Arriba, Paraguay!

Com a eleição do ex-bispo católico Fernando Lugo à presidência do Paraguai, os governos de esquerda se consolidam na América do Sul, onde a única exceção agora é Álvaro Uribe, da Colômbia. Lugo quebrou uma hegemonia de mais de seis décadas de governo de direita do Partido Colorado (do ditador Alfredo Stroessner e o mais antigo partido no poder em toda a América Latina). Este resultado representa o alinhamento do Paraguai aos governos de esquerda do Brasil, Argentina e Uruguai, fundadores do Mercosul.

Lugo foi eleito pela Aliança Patriótica para a Mudança (APC, em castelhano), que aglutina nove partidos políticos de esquerda e centro-direita e cerca de 20 movimentos sociais de camponeses, indígenas, sindicatos e grupos de defesa das mulheres. Entre as forças partidária, Lugo contou com o apoio da estrutura do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), de tendências de centro-direita. Seu vice, Federico Franco, é representante desse partido. Além do PLRA, a coalizão do ex-bispo também engloba colorados dissidentes de centro-esquerda, como é o caso do Comando Juvenil Colorado.

2 comments:

xatoo disse...

o problema para uns, e a solução para outros, na geo-estratégia na região é a Base Militar americana de Manta no Equador

Sappo disse...

xatoo,

uma coisa é uma coisa. outra coisa é outra coisa.