terça-feira, 15 de abril de 2008

Uma proposta: o iberismo europeu



Mais um espinho cravado na história da esperança do povo de esquerda. Berlusconi venceu de novo, acumulando mais material para mais um filme obsessivo de Nanni Moretti. Sempre o mesmo. Já não se esperava muito, apenas que vencesse por pouco e que o seu governo fosse fraco. Mas venceu destacado, e ainda por cima devendo a maioria absoluta a um reforço da extrema-direita xenófoba em versão italiana: a Lega Nord.

Mais um espinho na já tão maltratada história da esperança. Como se a história tivesse deixado de andar para a frente em Itália, tivesse deixado de renovar as gerações políticas. Como se a história não fosse mais do que uma cirurgia plástica, um novo implante capilar, e o Velho aparecesse como sempre novo.

A esquerda da esquerda desaparece do parlamento e do senado. Apenas o Centro-Esquerda fica representado. A sensação é de claustrofobia democrática. Berlusconi venceu, o povo é soberano, o povo é sereno, não se pode mudar de povo. O povo italiano é assim, sempre foi assim. A luta armada não é solução. A emigração não é solução (já emigrámos).

A minha proposta, para não ficar aqui a lamber feridas (sem ser italiano, sou um patriota italiano), é progressista e reaccionária ao mesmo tempo: todos com a Espanha. A Espanha por toda a parte, em todos nós. Neo-habsburguismo. 1580 outra vez e em todo o velho continente, mas sem império. Um Z de Zapatero rasgando a Europa das nações, essa velharia.

4 comments:

Catarina disse...

andré, que dizer? apesar de previsível, este resultado é bastante doloroso... por aqui houve italianos a quer mudar de nacionalidade, outros a pensar ficar pelos USA mais uns 5 anos...
Zespanha, é essa a tua proposta? Não me parece mal...
cataluca

Zèd disse...

Olá Catarina, boas!

André, Zespenha parece-me bem, Euribéria melhor ainda, habsburguismo não sei... O importante é que não seja a Europa dos Bourbons (a menos que seja o Bourbon Whiskey). Zapatero presidente da Europa, isso é que é! Quem sabe não teremos o Zapatero presidente da Comissão daqui a uns cinco anos? Viva o Z!

P.S. - É deprimente que Zapatero seja o único político interessante no poder neste momento.

xatoo disse...

"ministro interessante"?
a imagem da ministra prenha a passar revista às tropas dá bem a imagem do que se passa: quem nasce agora, nasce filho da Nato.
é isto interessante?

Zèd disse...

Sim, bastante interessante, mesmo!