domingo, 27 de abril de 2008

É a bondade do mercado a funcionar

Nas crises recentes tratava-se de dar comida a populações vítimas de desastres naturais ou humanos: secas, guerras civis ou até casos de governos que utilizam a fome como meio de domínio político ou de chantagem internacional. Hoje, com "comida nas prateleiras", as pessoas não têm dinheiro para a comprar.

Adenda sob a forma de pergunta ingénua:
A subida dos preços dos alimentos estará relacionada com a subida do preço do petróleo? E a subida do preço do petróleo terá alguma coisa a ver com a guerra no Iraque?

1 comments:

L. Rodrigues disse...

Do que tenho lido, há diversos factores a influenciar a subida do preço dos cereais.
Uma estrutural, que consiste no desincentivo aos pequenos produtores e à autosuficiência dos paises mais vulneráveis, via OMC, FMI's e outros braços "desarmados". Outra será a questão dos bio-fueis, com desvio do esforço de produção e terra arável para essa área. Há ainda que considerar a seca prolongada na Austrália que afectou um dos maiores exportadores mundiais de trigo, bem como um furacão no Bangladesh que em Novembro deu cabo de muito arroz.
Também ouço falar de inflacção ao nivel do mercado bolsista, com os investidores queimados no mercado financeiro a passarem o seu interesse para os futuros.
E no meio disto tudo, o petróleo, claro...