Como anunciei aqui, organizei este mês na minha universidade, uma "soirée" de festa dedicada ao 25 de Abril, com leituras de textos, música e vídeo.
Na realidade, foi uma co-organização com o Departamento de Italiano, para celebrarmos em conjunto os dois 25 de Abril. Como sabem, o 25 de Abril de 1945 é a data que marca o fim definitivo da ocupação nazi e do regime fascista em Itália. Assim, ambas as Repúblicas actuais de Portugal e Itália têm nesta data primaveril o seu momento fundador. Uma coisa pequena, mas absolutamente séria, que une os dois países. Penso que é importante dizer isto depois do resultado das eleições italianas (Berlusconi nunca comemorou o 25 de Abril sendo primeiro-ministro e anunciou, antes das eleições, intenções de reescrever os manuais escolares no que toca à data). E também à vista das tentativas quotidianas para, em Portugal, pôr a memória da democracia a andar para um país ausente.
Aqui fica, em estreia absoluta na blogosfera tuga, o vídeo que realizámos em conjunto (os leitores de italiano Giovanni Ambrosio, Andrea Masetti e eu próprio) e que exibimos no passado dia 10. Ficou com alguns problemas técnicos, decorrentes do adiantado da hora a que foi finalizado. Mas foi feito com entusiasmo, isso vos garanto, porque nem sempre a academia dá ocasiões para partilhas. Desta vez deu. A data merece.
Vejam o filme, vale a pena.
(com um agradecimento aos autores dos filmes e documentários que, involuntariamente, para ele também contribuíram)
sexta-feira, 25 de abril de 2008
Uma pequena coisa, mas muito séria, que nos une
Posted by andre at 17:58
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comments:
E eu ainda há pouco cantava o Grândola em coro com a Celeste, que teve a delicadeza de ir comprar cravos. Bem hajam todos, italianos, franceses e cabo-verdianos.
Enviar um comentário