Segundo a Bíblia, foi a ira de Deus que acabou com a festa de Sodoma e Gomorra como vingança aos atos imorais praticados nas cidades. Nada disso. Pra variar, ela está errada. Utilizando técnicas computadorizadas que simulam a trajetória de objetos celestes e reconstroem o céu observado há milhares de anos, investigadores britânicos da Universidade de Bristol conseguiram decifrar as inscrições cuneiformes de um bloco de argila datado de 700 a.C. e descobriram que foi a queda de um meteorito desavisado e mal-humorado o responsável pela destruição das cidades. E vão mais além, pois datam o fenômeno com muita precisão: na noite de 29 de junho de 3123 a. C. Mais informações aqui.
Adendo:O Zéd enriquece o post ao fornecer link com mais informações diretas da fonte.
6 comments:
E quem lançou o meteorito?
Agora mais a sério, bom post Manolo. Fiz uma pequena pesquisa e encontrei umas informações adicionais, para quem quiser.
O Comunicado de Imprensa da Universidade de Bristol:
http://www.bris.ac.uk/news/2008/212017945233.html
E a homepage do projecto do 'Imapcto de Köfels:
http://www.bris.ac.uk/aerospace/research/dynamicsandsystems/kofels/index.html
Grande, Zéd.
já adicionei as tuas informações no post. gracias.
Obrigado pela dica! Foi aqui que eu sobe desta notícia, um autêntico "furo" jornalístico, sempre actual, passados que vão cinco mil anos.É assim a humanidade pula e avança como bola em mãos de criança.
Abraços A. Melo
Olá, A. Melo.
Não foi um furo não. Peguei a notícia no diário espanhol El Mundo.
Um abraço pra ti também.
A pedra veio do rim de Deus, que a expeliu com grande sofrimento.
Enviar um comentário