sexta-feira, 11 de abril de 2008

Médicos catalães receitarão analgésico a base de cannabis

Apesar de haver indícios de que a cannabis era empregada no tratamento de doenças reumáticas em 2.700 a.C, foi somente no século 19 que ela se transformou em uma das substâncias que a Medicina recorreu como anticonvulsivo, analgésico ou antiemético. Entretanto, o surgimento de fármacos sintéticos, no século passado, e a pressão social e política conseguiram torná-la ilegal para qualquer fim.

O uso terapêutico da cannabis voltou a ganhar força no mundo em abril de 2005, quando o Sativex, primeiro remédio a base de maconha, começou a ser vendido no Canadá, que aprovou o seu uso com restrições. A aprovação foi para o tratamento auxiliar das dores provocadas pela esclerose múltipla. O medicamento foi criado pelo laboratório britânico GW Pharmaceuticals e é distribuído pela Bayer.

As autoridades médicas canadenses permitiram que a GW venda o Sativex como um analgésico sob prescrição médica, mas exigiram que a empresa faça estudos clínicos adicionais do medicamento para confirmar os resultados dos estudos iniciais com a droga até 2.010.

Assim, depois de vários testes clínicos conduzidos pelo Departamento de Saúde do Governo Autônomo da Catalunha, os médicos catalães poderão receitar o Sativex como analgésico aos doentes em estado grave ou crônicos que não consigam alívio com outros medicamentos tradicionais. Apesar da decisão, a venda do Sativex ainda não foi autorizada na Espanha.

0 comments: