Começo pela Poesia incompleta, inaugurada no crepúsculo de 2009, para os lados de S. Bento, em Lisboa. É uma livraria só dedicada à poesia, pois, segundo o proprietário, Mário Guerra, a quantidade e qualidade da edição poética portuguesa e outra por cá editada justificava plenamente o desafio. Dentro do género tem de tudo, isto é, desde livros antigos a recentes. As novidades são anunciadas regularmente no blogue, o qual também se ocupa doutros temas, para além do horário peculiar, flutuante mas extenso (não há cá madraços, atenção...).
Segue-se a Gato vadio, situada no Porto e que já existe desde 2007, pelo menos. Também especializada em poesia (e em filosofia e em teatro e...), dedica especial atenção à intervenção cívica (e política!) e aos serões culturais complementares. O próximo serão, já em Março, contará com o incontornável Alberto Pimenta, acompanhado por César Figueiredo na leitura da 2.ª edição de Autobiographie mutuelles.
Por fim, e para não nos ficarmos só pelo litoral, aqui fica uma sugestão de visita à eborense Intensidez bibliocafé, ou, simplesmente, Intensidez. Esta livraria-cafetaria, que está aberta até tarde (10-2h), tem um espaço grande, onde acolhe as suas próprias publicações (sobretudo teatro, poesia e ensaio), realiza palestras, lançamentos de livros, tertúlias, concertos (para além da cafetaria, também elogiada). O blogue Intensidez actualiza toda a informação. Vem mesmo a tempo, para substituir a efémera Som das Letras, encerrada no Verão de 2006.
E pronto, aqui ficam 3 sugestões, em 3 cidades diferentes. Para a próxima, a ver se arranjo tempo para tomar o pulso às editoras, também elas importantes para a multiplicação dos livros (e como eles se multiplicam por cá...).
4 comments:
Não conhecia nada disso, ainda bem que as anuncia aqui.
E ainda são muitas as livrarias sem referência, apesar de já ter feito 4 posts sobre este assunto.
Estas livrarias merecem toda a divulgação oportuna que lhes possamos dar.
sim srª gostei do esp+aço
obgado pela referencia
cesar figueiredo
De nada. Foi um prazer.
Enviar um comentário