quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

A revolução cubana fez hoje 50 anos


Foi há meio século que o povo cubano, liderado por Fidel Castro e Che Guevara, derrubou a ditadura de Fulgêncio Baptista, tornando-se independente e soberano. Muito foi feito entretanto, muito há ainda a fazer, a começar pela plena afirmação das liberdades fundamentais (eleições livres e justas, em multipartidarismo, etc.) e pelo fim do embargo mais longo e constestado de sempre, o dos EUA.
Sobre Cuba, recordo 4 bons filmes: os belíssimos Memorias del subdesarrollo (1968) e Fresa y chocolate (1994), ambos de Tomás Gutierrez Alea; o Buena Vista Social Club (de Win Wenders, 1999); e o doloroso biopic sobre o escritor homossexual Reinaldo Arenas (Before night falls, de Julian Schnabel, 2000).
Para evocação histórico-documental, deixo-vos aqui ao lado o documentário Los ultimos dias de Batista y el triunfo de la revolucion. Também para evocar a efeméride, mas com uma tónica na situação actual, a RTP transmitiu hoje o documentário Cuba revolution.

3 comments:

Daniel Melo disse...

Atenção que para o Memorias del subdesarrollo deixo um link para o filme integral, pois dificilmente se encontrará no mercado uma cópia em dvd, se é que existe.

André disse...

feliz 2009!

Daniel Melo disse...

Feliz 2009 sou eu,
obrigado é o que eu desejo! :)