sexta-feira, 20 de abril de 2007

E isto não é um insulto para os empregados de mesa?

O Daniel Oliveira considera a campanha do programa Novas Oportunidades é "ofensiva para quem trabalha em profissões tão dignas como quaisquer outras e que se esforça para cumprir os seus deveres profissionais". O que pensará agora desta campanha do BE? Não é ela igualmente ofensiva para as mesmas profissões, pelas mesmíssimas razões?

Há contudo uma diferença entre as duas campanhas: A do Governo tem como objectivo melhorar as qualificações daqueles que se encontram numa situação desprivilegiada, para que possam melhorar a sua situação profissional e por consequência o nível de vida - i.e. menos desigualdes -, a campanha do BE faz eco das reivindicações de quem tinha a expectativa de se encontrar numa situação privilegiada mas não está - i.e. mais desigualdades.

13 comments:

CLeone disse...

om post.ainda não tinha visto o cartaz, mas não desmerece o BE. QUe lata!

Renato Carmo disse...

Epá, vamos mudar de assunto que isto já começa a cansar. E, sobretudo, não vejo mais interesse em partidarizar a questão!
Afinal estamos a falar de uma campanha. Não confudamos uma mera campanha com medidas políticas concretas. Estou-me nas tintas para o cartaz tal, com a estrela tal. Estou-me nas tintas para a campanha do governo e para a contra-campanha do bloco. Isso não me interessa para nada. O que me interessa são as políticas concretas!
Ou estamos à espera que as campanhas resolvam o problema do déficit de qualificação em Portugal?

Hugo Mendes disse...

Renato:
1) a critica da campanha como 'idiota', 'imbecil' e 'inconstitucional' etc., tenta, pura e simplesmente, destruir a medida. Não me venhas dizer que é por acaso, porque não é. Estamos ao nível do bota abaixo e do oportunismo da pior espécie.

2) O cartaz do BE é todo um programa político. Mostra bem a diferença entre as esquerdas. A diferença de projectos, de soluções, e de prioridades, e de sentido de responsabilidade.

3) Preocupei-me, nestes dias, em discutir, em vários momentos, políticas concretas, mesmo que partindo do cartaz. E estou a dizer porque é que são de esquerda. Resta dizer que ainda não percebi o que é que a posição do BE tem de "esquerda".

4) Eu por mim não partidarizo mais o debate. Aliás, não vale a pena. Se estas são as "preocupações" e "soluções" do BE para o país, discuti-las é bastante irrelevante.

CLeone disse...

Epá é comigo? QUe lata, bis! (quanto ao comentário do Hugo, parece-me claramente subestimar o problema, mas isso já comentei no ladob)

Zèd disse...

"Epá, vamos mudar de assunto que isto já começa a cansar."

Renato, apesar de o post ser meu concordo contigo. O Belenenses està na final da Taça e eu nem fiz nenhum post sobre o assunto.

Hugo Mendes disse...

Carlos, não estou a substimar, o problema existe, e eu concordo contigo, e com o comentário que fizeste no "lado b". Mas também é verdade é que prefiro lutar com armas mais limpas. Vamos continuar a discutir as políticas de um projecto à esquerda em Portugal. Só posso agradecer ao BE por ter mostrado a sua verdadeira face neste episódio. Há momentos que definem as pessoas, os partidos, as instituições. Este foi sem dúvida um deles.

Hugo Mendes disse...

Zèd, parabéns, pá!

CLeone disse...

Então se concordas comigo não estou a ver o objecto do comentario. Não pedi mais do memso, pois não? Certamente não rpeciso, há muito, de ser convencido quanto á falta de credenciais de BE e PCP como progressistas. Armas limpas é para pedires a quem usa as sujas

FuckItAll disse...

Zèd, isso é que era tema. Também és do beleneneses?!

Hugo Mendes disse...

Carlos, a minha resposta acima era ao Renato :)

Zèd disse...

fuckitall, sou do Belém pois, dà uma espreitadela nos posts com a tag 'Jesus'.

Hugo, muito obrigado, estamos mesmo contentes. E jà agora...
"Só posso agradecer ao BE por ter mostrado a sua verdadeira face neste episódio. Há momentos que definem as pessoas, os partidos, as instituições. Este foi sem dúvida um deles."
...não vamos entrar em generalizações, foi apenas um momento infeliz.

Anónimo disse...

nao entendo pk faz disto um caso partidario. a campanha é estupida. o conceito por detras da campnha é estupido. conheço muita gente que nao acabou os estudos devido ao aumento da propina e outros que nao tem hipotese de sonhar em tirar curso devido á falta de apoio social. A esta campanha acho ofensiva e enche-me de vergonha. nao suporto hipocrisia e tacahez de espirito. Qd ao cartaz do BE. é bem verdade. e se o senhor diz que não, entao lamento pois nao vive no mesmo mundo que eu.

Hugo Mendes disse...

Pensar custa de facto...