terça-feira, 17 de abril de 2007

Insulto?

Lido num 'take' da Lusa:

O socialista Manuel Alegre criticou hoje a campanha de promoção televisiva do programa do Governo "Novas Oportunidades", considerando que insulta os trabalhadores com poucos estudos e as profissões que exigem menos habilitações literárias.

Eu pensava que o insulto era as pessoas com menos habilitações literárias terem que ficar a vida toda em empregos cuja dignidade não está em causa, mas que não lhes permitem imaginar outros horizontes de segurança, bem-estar, e realização pessoal. Dar-lhes uma nova oportunidade é o melhor que fazermos por eles. E isto implica ir para além de uma postura miserabilista.

2 comments:

CLeone disse...

Concordo em geral, mas o facto é que mesmo entre os espíritos progressistas ser empregado da Phillips ou corta-relva (como o Queiroz, nos anúncios) é ser explorado. O Alegre representa bem esse ponto de vista, muito democrático. Só uma nota mais: dizer que a falta de qualificações impede as pessoas do que quer que seja, em Portugal, aprece-me idealista; tal como seria pensar que a qualificação garanten algo automaticamente.

Hugo Mendes disse...

"dizer que a falta de qualificações impede as pessoas do que quer que seja, em Portugal, aparece-me idealista; tal como seria pensar que a qualificação garante algo automaticamente."

Sim, é preciso evitar os pólos nesta questão, a lógica ancorada na falsa dicotomia "não permite nada" vs. "permite tudo". Se pensássemos dessa forma nunca fazíamos nada, e isso funciona como um convite para a paralisia política.