domingo, 22 de abril de 2007

À espera de Mme. Royal

São 21:24 e Ségolène Royal ainda não fez a sua comunicação ao país, que estava inicalmente prevista para as 20:45. Deve estar a re-escrever o seu discurso em reposta à alocoção de Sarkozy, que foi um tudo-nada demagógico e falou de um novo sonho francês (diz que é uma espécie de sonho americano, mas à francesa)

Entretanto de salientar que já diversos dos candidatos de esquerda manifestaram já o seu apoio a Ségolène Royal na segunda volta: Voynet (e outros mebros dos Verdes), a candiadata comunista Marie-Geogre Buffet, e - surpresa das surpresas - a mais empedrenida das extremas-esquerdas Arlette Larguiller da Lute Ouvrière. Todos apelaram de forma clara ao voto em Royal, e provavelmente seguir-se-ão outros como José Bové. Se a fidelidade partidária conta alguma coisa, a coisa está a correr bem a Ségolène Royal. Falta saber o que fará o centrista Bayrou que teve 18% dos votos.

Adenda: O altermundialista José Bové e Besancenot da LCR (que obteve mais de 4%) também já apelaram ao voto em Royal, ou melhor dizendo apelaram ao voto contra Sarkozy na segunda volta. Ainda ninguém declarou o seu apoio a Sarkozy.
Ah, Ségolène Royal também já falou, e falou bem (nada de especial a assinalar).

0 comments: