quinta-feira, 5 de junho de 2008

Alterações Climáticas, se dúvidas houvessem...

Há poucas semanas a revista Nature noticiava que as calotes da Groenlândia estão a derreter. Não é que haja o perigo de virem a derreter no futuro se não forem tomadas medidas, já está a acontecer. Nos últimos quatro anos a camada de gelo da Groenlândia perdeu em média, em cada Verão, 150 biliões de toneladas de água a mais do que ganhou em cada Inverno. Podem ler esta notícia no lado b do Peão.
Mais recentemente a mesma Nature (by the way, a mais prestigiada revista científica internacional) publicou um artigo científico de um grupo de investigadores de vários países, liderada por Cynthia Rosenzweig, da NASA. Este grupo analisou, por métodos estatísticos, as alterações ambientais, nos sistemas físicos e biológicos, observadas em todo o planeta desde 1970 até 2004. Por sistemas físicos entende-se o encolher dos glaciares, o derreter das camadas geladas, estratificação da temperatura da água, alterações no picos fluviais primaveris devidos ao desgelo, erosão costeira, etc..., por sistemas biológicos entende-se alterações de fenómenos sazonais, como a floração de plantas, ou migração de animais, ciclos reprodutivos, ou distribuição geográfica das espécies. Os investigadores compararam essas alterações com os registos das temperaturas para o mesmo período. Todas as alterações observadas são correlacionadas com o aumento da temperatura. Ou seja é o aumento da temperatura que está a provocar essas alterações. Mas mais importante ainda, este artigo conclui que: As alterações observadas não são compatíveis com uma simples variação climática natural. Em conjunto com o 4° relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, a conclusão é que as alterações climáticas, e consequentes alterações ambientais, que já estão a acontecer, são causadas pela acção do homem. O CO2 e os gases de Efeito de Estufa, são os principais candidatos a causadores do aquecimento*. Este artigo também pode ser lido no lado b, na íntegra.
O que eu gostava agora era que os neo-liberais de serviço da blogosfera, que se dedicam a desacreditar o aquecimento global, para além de postarem coisas destas, que até são cómicas, empregassem um pouco do seu tempo a ler o artigo de que falo, e me apontassem as suas incorrecções científicas. Seria talvez um debate interessante.

*Este estudo permite mesmo excluir, ou minimizar o efeito de algumas acções humanas, como o uso da terra por ex., como sendo responsáveis pelo aquecimento, diminuindo o leque de causas possíveis.

3 comments:

JSA disse...

Pérolas a porcos, caro Zèd, pérolas a porcos...

Zèd disse...

Efectivamente não tenho muitas ilusões. O debate a sério, com evidências empíricas, não interessa a quem quer negar o óbvio. Mas há leitores a quem estas coisas podem interessar.

Anónimo disse...

houvesse