sexta-feira, 6 de junho de 2008

Regionalização: debates a norte

Um ciclo de debates sobre a regionalização inicia-se a 18 deste mês, por iniciativa do município portuense. A moderação cabe ao edil Rui Rio, que votou contra o «sim» no referendo específico de 1998, mas que agora se diz disponível para ser convencido a mudar de opinião.
Na sessão inaugural tercerão armas Alberto de Castro, António Figueiredo e Ernâni Lopes. Nos meses posteriores, será a vez de Lobo Xavier, Miguel Cadilhe, João Cravinho, Vital Moreira, Freitas do Amaral, António Costa (pres. CML), Marcelo Rebelo de Sousa e Paulo Rangel. A defender o «sim» estará Arlindo Cunha, Luís Valente de Oliveira e Mário Rui Silva. Pelo «não» ripostará Artur Santos Silva, Daniel Proença de Carvalho e Rui Vilar.
É uma boa ocasião para se reforçar um debate essencial e merecedor de mais espaço, pese o défice notório de diversidade de quadrantes políticos e intelectuais. Já aqui tinha falado nesta abertura de Rui Rio, que pode ter a ver com o desejo de se tricandidatar à câmara do Porto ou com a necessidade de se fortalecer enquanto político nacional, preparando eventuais voos mais altos (presidência do PSD, daqui a um ano ou mais tarde?).
Fonte: RODRIGUES, Aníbal (2008), "Rui Rio quer retomar debate sobre regiões", Público, 3/VI, p. 7.
Nb: imagem retirada daqui.

0 comments: