domingo, 8 de junho de 2008

Um copinho de tinto diário dá saúde

Isto que era voz corrente, vox populi, foi agora confirmado por um estudo saído na reconhecida revista académica PloS ONE, já aqui referida pelo Zèd (+inf. no artigo "Um copo de vinho tinto é o segredo para manter um coração jovem", de Teresa Firmino, Público, 6/VI/2008, p.8-P2).
Vem este estudo juntar-se à famosa teoria do «paradoxo francês», do vinho como 'antídoto' das gorduras do queijo na dieta francesa.
Aproveitando a boleia desta notícia, aqui vos deixo também a dica dum portal onde se pode escolher um bom vinho português consoante a ocasião (convívio, quotidiano, "para impressionar", etc.) e o tipo refeição que tenhamos em perspectiva. É no Infovini, onde há muito mais informação útil, designadamente sobre as castas e as regiões vitivinícolas.

3 comments:

Zèd disse...

Eu sempre acreditei que a Ciência iria demonstrar as virtudes do Tinto, e isto é apenas o começo.

Para os interessados, e para quem tiver insónias:
http://www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0002264

Sappo disse...

Daniel, deduzo portanto que o vinho é a comunhão perfeita da ciência e o sagrado: que ele faz bem ao espírito, não tenho qualquer dúvida. Agora que é provado que ele também faz ao corpo, não temos alternativa. Sejamos saudáveis, pois! De corpo e alma. Tim-tim.

Daniel Melo disse...

É isso aí, Manolo, brindemos a Baco, de copo e alma!