sexta-feira, 20 de junho de 2008

A macumba saiu errada

Ontem Portugal foi eliminado do campeonato da Europa. Mas não vale a pena chorar sobre leite derramado.

A verdade é que falhámos. Claro que vão dizer que falhámos por culpa do guarda-redes Ricardo, ou do defesa Paulo Ferreira, ou do árbitro.

Mas só eu sei por que é que falhámos e é minha obrigação — e de superior interesse lusitano — dizê-lo aqui. Falhámos porque a macumba chegou tarde e saiu errada. Explico: vários e destacados membros do departamento de Português da Universidade de Rennes reuniram-se ontem aqui em minha casa para ver o jogo com a Alemanha (que o destino veio a revelar fatídico, mas apenas porque o contra-fatídico não chegou a tempo).

Aquilo começou a correr mal, como todos vocês viram, a partir dos 20 minutos, com continuação aos 24 e atenuação só aos 40 e tal.

Pois nós, com uma preguiça nervosa de fim de estação, só com o golo de Nuno Gomes decidimos fazer uma macumba contra os alemães. Só perto do intervalo é que acordámos e seguimos a receita da nossa grande chefe macumbeira.

E a receita foi esta:

Escrevemos o nome do Ballack e do Schweinsteiger em dois papéis diferentes. Escrevemos mais dois com o nome da Alemanha, em português e em alemão. Corremos para a cozinha, pegámos em Polenta (é uma farinha de milho italiana, não havia mandioca, tivemos que recorrer ao que havia), molhámos a Polenta, embrulhámos os quatro papéis na Polenta molhada, colocámos película transparente em volta da mézinha antecedente, enfiámos furiosamente pauzinhos nestes embrulhos para fazer agonizar os alemães. E, claro, no fim pusemos tudo no congelador.

Girei o botão do congelador para o 7, que é o máximo.

Mas era tarde de mais. A congelação revelou-se demasiado lenta e a macumba só começou a fazer efeito com o golo do Postiga, a três minutos do fim. O resultado é este: saímos do Europeu por culpa exclusivamente nossa, isto é, do departamento de Português de Rennes 2.

A única consolação é que a Alemanha não passa das semi-finais. Porque a macumba lá está, no frigorífico, pronta para estragar a vida do Ballack e do lourinho Schweinstai-não-sei-das-quantas.

(por favor, não tentem fazer isto sozinhos em casa e sem a assistência de uma verdadeira baiana. É demasiado perigoso)

1 comments:

jpt disse...

o eixo berlim-rennes