quinta-feira, 19 de junho de 2008

Descubra as diferenças

Descubra as diferenças com o partido de Sócrates:
[...] O Estado que eles estão a construir é supranacional: a viagem global é uma das suas características fundamentais. Os seus traços geográficos são hóteis exclusivos, estâncias de férias exclusivas, condomínios fechados inacreditavelmente dispendiosos. Os seus habitantes não viajam nunca em transportes públicos e só recorrem a hospitais privados. O impulso que leva estas pessoas a agir assim é o medo do contacto com a grande massa da humanidade - e de uma eventual contaminação. Desejam viver no meio dessa massa (ou melhor, não têm outra hipótese senão viver no meio dessa massa), mas usam o seu dinheiro para erguerem o maior número de defesas, o maior número possível de fronteiras a fim de que todos os seus contactos significativos se restrinjam a pessoas do seu próprio tipo económico e cultural.
O modo despudoradamente íntimo como o New Labour se envolveu com essas pessoas - a nível interno, através de coisas como a Private Finance Initiative, e, a nível externo, através do apoio a Bush e aos neoconservadores americanos - mostra que, no essencial, o partido de Blair as apoia no seus objectivos elitistas e divisionários. Pequenas iniciativas de cariz social-democrata nos campos da saúde e da educação são uma cortina de fumo, uma espécie de engodo para iludir a velha Esquerda, tendo por único fito camuflar a verdadeira natureza do projecto do New Labour.
COE, Jonathan - O círculo fechado. Porto: Asa, 2008. p. 326-327

1 comments:

Anónimo disse...

Sobre o partido do nosso amigo Sócrates não comento, mas confirmo que esta é de facto uma descrição fiel da classe média inglesa actual.
Paula