terça-feira, 24 de junho de 2008

Não só de democratas e republicanos vivem os eleitores dos EUA

A mídia quer nos fazer crer que a eleição presidencial nos EUA se resume a escolher entre Obama e McCain. Nada mais enganoso, pois não de democratas e republicanos vivem os eleitores norte-americanos. São muitos os candidatos definidos pelas respectivas convenções partidárias à presidência dos Estados Unidos. Entre eles, destaco Brian Moore, do Partido Socialista (Socialist Party), Bob Barr, do Partido Libertário (Libertarian Party), Roger Calero, do Partido dos Trabalhados Socialista (Socialist Workers Party) e o “independenteRalph Nader. Apesar do imbróglio em que se encontra o Green Party, aposto em Cynthia McKinney (foto) como candidataverde”, em novembro próximo. Até o momento, são estes os demais candidatos à Casa Branca definidos.

2 comments:

Anónimo disse...

Em Portugal os Media também fazem crer que os candidatos a primeiro-ministro são apenas José Socrates de Sousa e Manuela Ferreira Leite.

Mas estarão os Media enganados?... Os outros apresentam-se a votos, mas serão candidatos?

Sappo disse...

Tens razão, anónimo.

Parece-me que o bipartidarismo é uma praga que se alastra rapidamente. É aquela coisa: “se é bom pros EUA, é bom pro resto do mundo”.

Claro que alguns desistirão no meio da corrida. Querem apenas ganhar visibilidade regional pra depois se candidatarem a outros cargos públicos. É a política, meu caro.