terça-feira, 3 de junho de 2008

Cabo Verde, três décadas depois da independência. Número especial da revista "Direito e Cidadania"

Cabo Verde é o país convidado da Feira do Livro que ainda decorre em Lisboa nestes primeiros dias de Junho. Amanhã, dia 04 de Junho, teremos a apresentação pública do III Número especial da Revista “Direito e Cidadania”, dedicado ao tema de Cabo Verde, 30 anos depois...
O número especial homenageia Abílio Duarte, combatente, intelectual e compositor e reúne estudos e depoimentos de 19 personalidades cabo-verdianas sobre o Estado de direito e a democracia, a economia, a cultura, a educação, a saúde, a justiça e a diáspora.
Jorge Carlos Fonseca, o director da Revista e presidente do prestigiado Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais de Cabo Verde (ICJS) tinha esperanças de apresentar este número especial em 2005, por ocasião das comemorações dos 30 anos de independência mas, nem todas as pessoas convidadas a colaborar cumpriram os prazos ou mesmo enviaram os textos prometidos. O número aí está pois, podemos contar com a mesma persistência e esforço pessoal com que Jorge Carlos Fonseca tem assegurado a publicação regular da revista “Direito e Cidadania”, o que é um facto assinalável porque, em Cabo Verde, as revistas especializadas raramente sobrevivem por muito tempo e com a qualidade que é reconhecida à referida publicação. A apresentação pública deste número especial será às 18:30, no Pavilhão da Feira e é de se esperar um debate animado, depois das palavras dos oradores convidados.
Não fossem Cabo Verde, a sua Independência e tudo o que se lhe seguiu- temas que sempre apaixonam cabo-verdianos, imigrantes e todos nós.

0 comments: