Isto que era voz corrente, vox populi, foi agora confirmado por um estudo saído na reconhecida revista académica PloS ONE, já aqui referida pelo Zèd (+inf. no artigo "Um copo de vinho tinto é o segredo para manter um coração jovem", de Teresa Firmino, Público, 6/VI/2008, p.8-P2).
Vem este estudo juntar-se à famosa teoria do «paradoxo francês», do vinho como 'antídoto' das gorduras do queijo na dieta francesa.
Aproveitando a boleia desta notícia, aqui vos deixo também a dica dum portal onde se pode escolher um bom vinho português consoante a ocasião (convívio, quotidiano, "para impressionar", etc.) e o tipo refeição que tenhamos em perspectiva. É no Infovini, onde há muito mais informação útil, designadamente sobre as castas e as regiões vitivinícolas.
3 comments:
Eu sempre acreditei que a Ciência iria demonstrar as virtudes do Tinto, e isto é apenas o começo.
Para os interessados, e para quem tiver insónias:
http://www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0002264
Daniel, deduzo portanto que o vinho é a comunhão perfeita da ciência e o sagrado: que ele faz bem ao espírito, não tenho qualquer dúvida. Agora que é provado que ele também faz ao corpo, não temos alternativa. Sejamos saudáveis, pois! De corpo e alma. Tim-tim.
É isso aí, Manolo, brindemos a Baco, de copo e alma!
Enviar um comentário