sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Vaga de frio


«Reunidos no meu quarto, fumávamos, enquanto conversávamos sobre as más condições em que nos encontrávamos. Más, sob o ponto de vista da saúde, está claro.»

Nesta semana, em que um elevado número da população activa entrou de baixa, e os que ficaram a trabalhar se sentiram bastante isolados, tenho-me lembrado do livro de Jerome K. Jerome, Três homens num barco, ou pelo menos do seu hilariante e hipocondríaco começo (sim, porque aqueles que ficaram a trabalhar, também desejavam estar de baixa e começaram a experimentar sintomas de viroses várias).

A história é simples: três amigos decidem fazer uma viagem de barco por Inglaterra como remédio para os males de que padecem. O próprio autor realizou, na segunda metade do séc. XIX, essa viagem, que ficou como um grande relato cómico da literatura inglesa.

É, portanto, leitura adequada aos tempos, os doentes podem rever-se nas enfermidades destes homens, ou ficarem até mais doentes - «Lembro-me de ter ido um dia ao Museu Britânico, para colher umas informações sobre o tratamento de ligeira indisposição de que me queixava... [...] Saí de lá dobrado ao meio, todo curvado. Era um farrapo miserável.» - os ainda saudáveis, podem ficar a imaginar três portugueses, grandes ou pequenos, a viajar pelo país. Que meio de transporte escolheriam? De que falariam (para além das doenças, claro está)?

Em ambos os casos, aqui deixo o site da Cotovia, que reeditou o livro, depois de uma antiga publicação Unibolso/Bertrand. www.livroscotovia.pt

4 comments:

Daniel Melo disse...

Ê nã m'importava dir convôsque inté Bulikeime, podi ser de burrico, sim-an. Atão, tá bênzinho assi-an?

Hugo Mendes disse...

Resta lembrar que a hipocondria generalizada custa caro ao sistema nacional de saúde - e a indústria farmacêutica agradece.

AA disse...

Muito bom! Também se recomenda o "three men on a bummel"!

Anónimo disse...

Folgo em ver tanta novidade! Este sítio está uma animação de temas, de pessoas, de estilos. Com propostas de viagens e de leituras.
E sim, venham até Buliquêmi, 3, 6, 9, os que conseguirem, quê cá os'spero. Cuidado ao passarem "Em pata" porque na placa está escrito "Patã". De burrico parece-me muito tradicional, Daniel. Vocês conseguem pensar num meio de transporte mais arrojado.
Parabéns e mesmo que não venham já, já, vou tentar ir passando eu por cá a saber notícias.